terça-feira, 6 de outubro de 2020

Aos seus lugares... prontos... partida dos garajaus!


Todos os anos, pelo início do outono, os garajaus que nidificaram nos Açores deste abril (seja o garajau-comum ou o garajau-rosado) migram para paragens mais a sul, de forma a fugirem às vicissitudes do inverno.

A partida, essa, ocorre de uma forma muito bem organizada: primeiro, as aves reunem-se num local predeterminado por elas; segundo, alinham-se todas contra o vento e põem-se em modo concentração total, controlando os seus impulsos tal como os jogadores de poker; por fim, dá-se a partida de forma verdadeiramente coordenada, tal como numa prova de atletismo, dando igualmente origem a um belo espetáculo da natureza.

No entanto, e como imagens valem mais do que mil palavras, apresenta-se em anexo um conjunto de fotografias para ilustrar a partidas de alguns garajaus da ilha do Pico, mais precisamente de um local que durante décadas serviu de porta de entrada e saída da ilha montanha: o Cais Velho, no Cais do Pico.

Haja saúde!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!