sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Lançada primeira pedra do novo Terminal Marítimo de Passageiros de São Roque do Pico


O Presidente do Governo Regional dos Açores presidiu ontem [10 de setembro] à cerimónia que marcou o arranque das obras de construção do novo Terminal de Passageiros do Porto de São Roque do Pico.

Esta empreitada, adjudicada por 3.474.498,10 € (três milhões, quatrocentos e setenta e quatro mil, quatrocentos e noventa e oito euros e dez cêntimos), acrescido de IVA, a um agrupamento de empresas constituído pela Marques, SA., e a Tecnovia-Açores, Sociedade de Empreitadas, tem um prazo de execução de 20 meses e prevê igualamente a reorganização geral dos espaços exteriores ao nível das circulações pedonal e automóvel, introduzindo-se maior capacidade de estacionamento e de lugares de espera para embarque de viaturas.

Em particular, este investimento prevê a construção de uma nova Gare de Passageiros, passando dos atuais 171 m² para os 758 m² (e uma área coberta de 1108 m²), comportando novas valências como sala de embarque e outra para desembarque de passageiros, posto de turismo, sala de segurança e controlo de acessos, entre outras.

Ao nível exterior, além das estruturas de abrigo, o terminal de passageiros aumentará substancialmente o número de lugares de estacionamento, que passarão de 17 para 76, criando também zonas para viaturas de turismo, autocarros e táxis.

Na cerimónia de colocação da primeira pedra, Vasco Cordeiro lembrou a importância do investimento para beneficiar os passageiros que circulem de e para o Pico [registo áudio do discurso do Presidente do Governo em anexo], assumindo que o projeto vai permitir “revolucionar por completo as condições de que vão usufruir os passageiros que utilizam este porto”.

[Fonte: GaCS | CMSRP]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!