quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Novo Terminal Marítimo de Passageiros de São Roque do Pico recebeu luz verde do Tribunal de Contas


O Tribunal de Contas já deu o visto à ‘Portos dos Açores’ para avançar com a construção do novo Terminal Marítimo de Passageiros de São Roque do Pico.

Esta empreitada, adjudicada por 3.474.498,10 € (três milhões, quatrocentos e setenta e quatro mil, quatrocentos e noventa e oito euros e dez cêntimos), acrescido de IVA, a um agrupamento de empresas constituído pela Marques, SA., e a Tecnovia-Açores, Sociedade de Empreitadas, poderá iniciar-se depois de assinado o auto de consignação, o que se prevê nos próximos dias, dando de seguida início às obras.

O investimento tem um prazo de execução de 20 meses e prevê a reorganização geral dos espaços exteriores ao nível das circulações pedonal e automóvel, introduzindo-se maior capacidade de estacionamento e de lugares de espera para embarque de viaturas. Esta importante obra visa também dotar aquela infraestrutura portuária da ilha do Pico das condições adequadas para receber navios do tipo roll-on/roll-off.

Existirão amplos espaços de tomada e largada de passageiros quer através de viaturas ligeiras, viaturas de aluguer com condutor, táxis e autocarros. Estão previstos espaços de permanência exterior com estruturas de abrigo e zonas ajardinadas.

A empreitada prevê a construção de uma nova Gare de Passageiros, com 758 m² e uma área coberta de 1108 m², comportando uma sala de embarque e outra para desembarque de passageiros, uma zona para processamento de bagagem e vários módulos para serviços de apoio à atividade.

Todas as valências deste novo Terminal de Passageiros, uma estrutura equiparada às restantes das ilhas do Triângulo (Pico, Faial e São Jorge), irão permitir uma operação mais segura e confortável para todos os passageiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!