terça-feira, 8 de setembro de 2020

Balada da Despedida - 90 Anos de Fernando Machado Soares


'Balada da Despedida' vai servir de título para o desenvolvimento da nova ideia a ser construída pela MiratecArts, em nome de um filho da ilha montanha que fez nome, não só em Coimbra com uma célebre canção, mas por vários cantos do mundo.

Fernando Machado Soares nasceu em São Roque do Pico, a 3 de setembro de 1930, onde viveu até aos 16 anos. Faleceu em Almada, a 7 de dezembro de 2014. Foi poeta, cantor, intérprete e compositor no âmbito da Canção de Coimbra, jurista e juiz jubilado, mais conhecido pela sua 'Balada da Despedida' (1958), intitulada "Coimbra tem mais encanto".

Licenciou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, nos anos 50. Após ter concluído o curso superior, suspendeu durante alguns anos a sua actividade artística. Porém, acompanhou o Orfeão Académico de Coimbra aos Estados Unidos (1962), onde cantou em Nova Iorque (Lincoln Center), Boston, Chicago e Atlanta. Fernando Machado Soares, que foi juiz-conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, recebeu em 2006 o Prémio Tributo Amália Rodrigues “pela excelência da carreira artística e dedicação aos outros”.

No passado dia 3 de setembro, a MiratecArts comemorou online os 90 anos deste descendente do último Capitão-Mor das Lajes do Pico, com várias apresentações, incluindo o músico Bruno Costa com um cheirinho de "Coimbra tem mais Encanto" na guitarra portuguesa, aquando de visita à ilha do Pico, e o anúncio da criação do novo projeto.

"Fernando Machado Soares era conhecido como pessoa que ajudava jovens a seguir seus sonhos," diz Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts, "e é essa faceta que levou a associação cultural a arrancar com este projeto para incentivar jovens aos estudos musicais e ao desenvolvimento musical do Pico para o mundo."

A partir de agora, celebrando os 90 anos de Fernando Machado Soares, a equipa MiratecArts vai trabalhar na organização de um Prémio de Estudos Musicais para apoiar jovens da ilha a seguir o Ensino Superior nesta área. A entidade com sede na ilha cinzenta pretende elaborar um festival dedicado à música, que vai desde o Fado de Coimbra ao que se faz no Pico, assim comunicando entre os mundos que foram e o que hoje é, e que tem conexão a este grande homem que vai sempre ser lembrado pela 'Balada da Despedida'.

Haja saúde!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!