quarta-feira, 17 de junho de 2020

O Pico e a neve em junho nos Açores


No passado fim de semana, mais concretamente no dia 14 de junho de 2020, o Pico foi notícia a nível nacional: em pleno mês de junho havia neve na ilha montanha. Este acontecimento, embora raro, não é inédito, sendo que vale a pena dissertar um pouco sobre o que ele representou.

Em primeiro lugar, note-se que este foi, em muitos meses, um dos poucos usos da palavra "pico" que não esteve associado à pandemia de COVID-19, bem como foi uma referência à ilha do Pico pela positiva.

Por outro lado, a neve que caiu sobre o ponto mais alto de Portugal, a poucos dias da chegada oficial do verão, permitiu que muitos turistas ficassem a saber que a montanha do Pico também pode ficar coberta de branco; isto parece um tanto ou quanto óbvio para qualquer picaroto, mas acreditem que há muita gente que não acredita que no Pico também neva...

É justo ressalvar que a notícia tem mais impacto não pela neve na ilha montanha só por si, mas sim pelo facto de ter ocorrido em junho. A verdade é que não é a primeira vez que tal acontece, nem será a última; há quem se recorde de fenómeno semelhante em 2016 ou em 2014 [tal como noticiado neste blog], sendo que não há registos estatísticos públicos que permitam uma análise concreta sobre a matéria. Além disso, pode ainda ocorrer a queda de neve por entre o meio das nuvens, seguida de derretimento, isto sem que ninguém se aperceba, caso esteja junto às zonas habitacionais picoenses.

No entanto, há uma originalidade associada ao evento do passado fim de semana: foi a primeira vez que foi filmado, in loco, a queda de neve em junho na ilha do Pico [vídeos em anexo].

Por fim, uma coisa é certa: mais uma vez a natureza mostrou como a paisagem da montanha do Pico não é estática, o que reforça o porquê da sua contemplação, quer dos picarotos, quer de quem nos visita.

Haja saúde!



















1 comentário:

  1. Como os picarotos bem sabem, não é só granizo que cai na ilha montanha!
    Claro que a situação deste post é excecional, pela calendarização, porém é com alguma frequência que neva (neve, não granizo) nas terras altas.
    Lavradores e caçadores (caso de um dos avós do Ivo Sousa) disso davam e continuam a dar testemunho.

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!