sábado, 6 de junho de 2020

Exposição "Mestre José Melo – um homem à frente do seu tempo"


Está patente ao público, no Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, a exposição "Mestre José Melo – um homem à frente do seu tempo", um trabalho biográfico e documental sobre o construtor naval de Santo Amaro do Pico, Mestre José Silva Melo.

O Mestre José Melo desenvolveu a sua atividade de projetista e de construtor naval, no Pico, em várias ilhas do arquipélago e nos EUA. Foi reconhecido por empresas, universidades e público especializado.

Falecido este ano, é neste contexto que se revisita e homenageia a vida e a obra do Mestre José Melo, o qua foi, pela quantidade e qualidade do seu trabalho, uma referência incontornável da construção naval da ilha do Pico.

Nota final para a "capital" da construção naval açoriana: se o Pico foi o grande centro de produção de barcos em madeira dos Açores, Santo Amaro deve ser reconhecido como o verdadeiro santuário da construção naval do Arquipélago; esta freguesia foi, durante décadas, o eixo irradiador desse complexo histórico-geográfico associado à carpintaria naval na Região.

Haja saúde!


1 comentário:

  1. Rosa Silva (Terceirense)6 de junho de 2020 às 11:34

    Está bem na hora de colocar em livro toda a história da construção naval de Santo Amaro do Pico, ainda em vida de descendentes. Uma placa na freguesia como padrão para memória futura, antes que se vá quem da história sabe.

    Forte em construção naval
    Navega plo mundo inteiro
    "Terra dos Barcos" tem vale:
    Santo Amaro o padroeiro!

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!