quinta-feira, 20 de julho de 2017

Museu do Pico inaugura a exposição "Mestre José Melo – Um homem à frente do seu tempo"


Será inaugurada pelo Museu do Pico, a 24 de julho, a exposição "Mestre José Melo – Um homem à frente do seu tempo", um trabalho biográfico e documental sobre o construtor naval de Santo Amaro do Pico, Mestre José Silva Melo.

Este projeto visa dar a conhecer a vida e obra de um dos mais prestigiados construtores navais em madeira da ilha do Pico e dos Açores. O Mestre José Melo desenvolveu a sua atividade de projetista e de construtor naval, no Pico, em várias ilhas do arquipélago e nos Estados Unidos da América (EUA). Foi reconhecido por empresas, universidades, e público especializado.

Mestre José Melo é, pela quantidade e qualidade do seu trabalho, uma referência incontornável da construção naval da ilha do Pico.

Se o Pico foi o grande centro de produção de barcos em madeira dos Açores, Santo Amaro deve ser reconhecido como o verdadeiro santuário da construção naval do Arquipélago. Esta freguesia foi, durante décadas, o eixo irradiador desse complexo histórico-geográfico associado à carpintaria naval na Região. É, igualmente, neste contexto, que revisitamos e homenageamos a vida e a obra do Mestre José Melo, ainda vivo com 85 anos de idade, a residir com a sua família nos EUA.

A sessão pública de inauguração terá lugar no Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico, pelas 21h30, e até 1 de outubro a exposição estará patente ao público no horário regular de funcionamento do Museu (de terça-feira a domingo — 10h00 / 17h30).

Haja saúde!

Sem comentários:

Publicar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!