segunda-feira, 16 de setembro de 2019

LAVA - Festival Internacional de Jazz da Ilha do Pico


A ilha montanha recebe de 19 a 21 de setembro de 2019 o primeiro festival internacional de jazz. Denominado "LAVA", este evento levará música a vários cantos do Pico, passando pelas Lajes, São Roque e Madalena. Um périplo de três bandas de renome internacional que trazem artistas de França, Itália, Martinica, Brasil e Eslováquia. O mundo do jazz a marcar presença no triângulo mais bonito do Atlântico.

Os artistas que compõe o cartaz irão tocar por diversos espaços comerciais ao redor da ilha cruzando a música com as fabulosas paisagens e gastronomia que se pode desfrutar no triângulo.

Andrea Bucko cantora, compositora e pianista da Eslováquia. Com dois álbuns de originais na sua carreira musical, prepara-se agora para lançar o terceiro állbum inspirado na sua longa estadia em Paris. Já tocou em diversos festivais de relevo pela Europa. A sua música apresenta jazz com influência de indie e worldmusic com música tradicional eslovaca. Com diversos concertos agendados para Portugal é a primeira vez que se apresenta nos Açores.

O italiano Matteo Bortone foi distinguido em 2015 como "Best New Talent" por uma das mais prestigiadas revistas de música de itália. Dinstinguido tanto no seu país de origem como no país que o viu crescer como contrabaixista Matteo (França) conta com três álbuns de originais que irá levar na bagagem até à ilha do Pico. Ainda em França é considerado a nova revelação do jazz em Paris. O seu primeiro disco de jazz, lançado em 2013 - “Travelers” - foi aclamado pela crítica que o considerou um dos melhores álbuns lançados naqueles ano. Acompanhado por mais dois músicos, Enrico Zanisi e Stefano Tamborrin , o trio apresenta-se com bateria, piano e contrabaixo. Contam com diversas tournés pela Europa e América do Norte e toca pela primeira vez nos Açores.

Karlos Rotsen trio já não são uma estreia nos Açores, após a sua memorável passagem em maio pelo Festival Mais Jazz na ilha Terceira, o artista acompanhado pelo baterista de renome brasileiro Márcio Santos ( tocou com os maiores artistas brasileiros) e o pelo excelente contrabaixista Walter Areia. O trio volta ao arquipélago desta vez para apresentar o seu reportório totalmente original de ritmos latinos com raízes nas ilhas das Caraíbas. A residir em Lisboa há algum tempo, Karlos Rotsen, virtuoso pianista conta com uma carreira que o coloca no caminho do estrelato, tendo já atuado nos festivais mais proeminentes da Europa e da América do Norte.

Karlos Rotsen movido pelo seu espírito de ilhéu, sendo ele originário de uma ilha das Caraíbas, Martinica, uma ilha colonizada pela França, pretende em 2020 regressar aos Açores para gravar um álbum inspirado nestas ilhas.

O festival pretende ser um polo de atração de locais, visitantes estrangeiros e de visitantes das ilhas do triângulo como Faial e São Jorge e das outras ilhas do grupo central Terceira e Graciosa.

Em anexo fica o programa do "LAVA", sendo que mais informações sobre este festival podem ser encontradas na página de Facebook @festivallava.

Haja saúde!

[Reportagem RTP-Açores de lançamento do festival "LAVA"]


PROGRAMA | PROGRAM

----------------------------------------------------------

📍19 SETEMBRO | QUINTA-FEIRA | THURSDAY

13:00 - INAUGURAÇÃO EXPOSIÇÃO MANUEL MARTINS | OLARIA & CARTOON | "AS DIVAS DO JAZZ"
LOCAL: Pic'Eat (Vila das Lajes do Pico)

18:30 - Teste de som (aberto ao público)
20:30 - MÚSICA/CONCERTO ANDREA BUCKO
www.facebook.com/AndreaBuckoOfficial
LOCAL: Pic'Eat (Vila das Lajes do Pico)

----------------------------------------------------------

📍20 SETEMBRO | SEXTA-FEIRA | FRIDAY

16:00 - Teste de som (aberto ao público)
18:00 - MÚSICA/PERFORMANCE KARLOS ROTSEN TRIO E ANDREA BUCKO
LOCAL: Baco's Vineyard (Lajido - São Roque do Pico)

14:00 - Teste de som ( aberto ao público)
20:30 - MÚSICA/ CONCERTO KARLOS ROTSEN TRIO
www.facebook.com/Areia-Rotsen-323681445087693/
LOCAL: Cella Bar (Vila da Madalena)

----------------------------------------------------------

📍21 SETEMBRO | SÁBADO | SATURDAY

17:00 - Teste de som ( aberto ao público)
18:00 - MÚSICA/ PERFORMANCE MATTEO BORTONE TRIO E ANDREA BUCKO
LOCAL: Baco's Vineyard (Lajido - Vila de São Roque do Pico)

14:00 - Teste de som (aberto ao público)
20:30 - MÚSICA/CONCERTO MATTEO BORTONE TRIO
www.facebook.com/MatteoBortoneMusic/
LOCAL: Restaurante Âncora (Vila de São Roque do Pico)

----------------------------------------------------------











Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!