sábado, 7 de setembro de 2019

Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico vence prémio europeu


A Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico foi distinguida ontem [6 de setembro de 2019], na Alemanha, com o European Garden Award, obtendo o primeiro prémio na categoria de ‘Melhor Desenvolvimento de uma Paisagem Cultural de Relevância Europeia’.

“Hoje é um excelente dia para salientar este compromisso com a sustentabilidade ambiental na Região. A Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico ganhou o European Garden Award, um prémio europeu que distingue medidas e políticas de preservação cultural e de paisagem de grande relevância”, afirmou Vasco Cordeiro.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo salientou ainda que a atribuição deste prémio europeu à ilha do Pico e aos Açores constitui mais uma expressão prática da orientação estratégica que tem sido seguida “de podermos, preservando e salvaguardando o ambiente, mobilizar um dos principais ativos para ajudar ao desenvolvimento da nossa Região”.

Os European Garden Award são atribuídos bienalmente pela EHGN - European Garden Heritage Network, uma rede que integra parceiros de 14 países europeus - Alemanha, Bélgica, França, Reino Unido, Holanda, Itália, Suécia, Dinamarca, Irlanda, Áustria, Polónia, Portugal, Espanha e Rússia.

A seleção dos vencedores é feita por um júri internacional composto por peritos dos países que integram a rede e as indicações baseiam-se na implementação e gestão inovadoras, nos aspetos de desenvolvimento urbano, na sustentabilidade, na qualidade dos serviços aos visitantes, com o objetivo de que os projetos vencedores sirvam de inspiração e modelo para outros projetos.

A categoria de ‘Melhor Desenvolvimento de uma Paisagem Cultural de Relevância Europeia’ premeia políticas, medidas ou intervenções de grande escala que promovam a salvaguarda dos valores naturais e culturais e a qualificação de paisagens culturais relevantes, contribuindo para a revitalização do território.

No caso concreto do Pico, reconheceu um conjunto de políticas públicas com incidência territorial que, pelo seu caráter estruturante, promoveram a reversão do abandono das vinhas e da degradação da paisagem e possibilitaram a sua transformação numa paisagem vitícola viva, com caraterísticas únicas e uma crescente relevância económica e social, no contexto de uma área protegida.

O dado mais evidente é o facto de, atualmente, a área de vinha em currais na Paisagem da Cultura da Vinha do Pico em produção ascender a mais de 700 hectares, prevendo-se que, em breve, a área total de produção ultrapasse os 800 hectares, quase sete vezes a área em produção no ano de 2004.

Os vencedores foram anunciados ontem numa cerimónia realizada na Fundação Schloss Dyck, em Dusseldorf, na Alemanha, tendo o prémio sido recebido pelo Diretor do Parque Natural do Pico e do Gabinete Técnico da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, Manuel Paulino Costa.

A Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico foi classificada como área protegida em 1996 e aprovada pela UNESCO a sua inscrição na lista do Património Mundial em 2004.

[Fonte: GaCS]

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!