quarta-feira, 7 de março de 2018

Espeleo-Triângulo 2018 descobre nova gruta no Pico


A expedição "Espeleo-Triângulo 2018", realizada pela Associação "Os Montanheiros" em São Jorge, Pico e Faial, de 30 de janeiro a 10 de fevereiro, permitiu a descoberta de duas cavidades vulcânicas, mais concretamente no Pico e em São Jorge.

Descoberta pelos elementos do núcleo do Pico da Associação "Os Montanheiros", a nova gruta da Baixa da Ribeirinha tem cerca de 420 metros e o relatório da expedição refere que os trabalhos de exploração foram dificultados devido aos pavimentos em lava e à pouca altura da cavidade.

Já a nova gruta do Alto de Santa Cruz, descoberta em São Jorge, tem cerca de 100 metros de comprimento e dimensões em termos de altura consideráveis.

Expedições como a "Espeleo-Triângulo 2018" têm permitido conhecer melhor as cavidades vulcânicas já descobertas, mas também encontrar outras que ainda não estavam referenciadas. Este tipo de atividade tem um interesse científico relevante, porque têm sido encontradas novas espécies endémicas.

Existem nos Açores cerca de duas centenas de cavidades vulcânicas conhecidas, sendo que mais de metade são da ilha do Pico.

[Fonte: Diário Insular (23 de fevereiro de 2018).]

Haja saúde!

Gruta das Ginjas (ilha do Pico) — uma das maiores grutas dos Açores.

1 comentário:

  1. O próximo desafio deverá ser tornar algumas destas grutas/cavernas visitáveis para complementar a Gruta das Torres. Talvez alguém se lembre de sugerir isso com o Orçamento Participativo dos Açores.

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!