sábado, 31 de março de 2018

80% do Pico diz SIM às artes


A associação MiratecArts liderou um inquérito na ilha do Pico, no primeiro trimestre de 2018. O objetivo é de conhecer melhor os/as picoenses (as pessoas que vivem no Pico) e tentar refletir através da programação entre as quais mostras, workshops, conversas e projetos em desenvolvimento, o que é mais necessário para a ilha, assim como, também, averiguar o que a população tem interesse em ver desenvolvidos através da cultura artística.

A montanha, a música, as sopas do Espírito Santo e o restaurante Ancoradouro foram as escolhas picoenses, num inquérito que destacava a cultura artística, o turismo e a gastronomia do Pico. 80% dos respondentes dizem que a arte é um ponto fundamental para o desenvolvimento da ilha, enquanto 15% fica por um "talvez".

Respondentes dos 3 concelhos da ilha (proporcional ao número da população); 58% identificaram-se do género feminino e 42% masculino; 45% menores de 20 anos, 44% entre os 20 e 49 anos, e 11% dos respondentes com mais de 50 anos de idade.

As áreas de maior INTERESSE ARTÍSTICO para os/as picoenses é a música, com 36%; seguido da dança, com 28%; o teatro, a 25%; a arte plástica, a 10%; e o cinema, com 1%. A associação teve o cuidado de chegar aos mais jovens diferentemente do que acontece com este tipo de inquéritos.


TOP ATRAÇÕES TURÍSTICAS no Pico, escolhidas pelos picoenses são lideradas pela própria montanha, seguido pelas vinhas, lagoas, grutas e furnas, whale watching, museus, maroiços e miradouros, moinhos, zonas balneares e trilhos pedestres. O ponto turístico que os/as picoenses mais apreciam e promovem é a montanha, seguido da Paisagem da Vinha. O inquérito também incluiu uma pergunta mais específica sobre os VESTÍGIOS DO PASSADO: a zona da Paisagem da Vinha, a zona do Lajido e as Relheiras, Moinhos e Maroiços e os Museus são os locais mais mencionados e indicados por picoenses, para serem apreciados por quem nos visita e deseja ter conexão com o passado.


PICOENSES E A GASTRONOMIA. A questão sobre pratos típicos era aberta e os/as respondentes nomearam o seu prato favorito. As sopas do Espírito Santo foi o mais mencionado prato típico; linguiça com vários acompanhamentos também recebeu destaque e o caldo de peixe fechou os top 3. Com algumas menções também para as lapas, os torresmos, o bolo e o pão de milho do Pico. Em termos da restauração, temos o prazer de apontar que o restaurante com a mais longa parceria com a MiratecArts é o favorito do Pico: Ancoradouro.

Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, agradece à estagiária Anabela Nunes Pereira, que liderou os inquéritos e relatório final e ao jovem Marco Leal, que está com a associação através do programa OTL-J da Direção Regional da Juventude que também ajudou com os inquéritos. "Esta informação vai ajudar a moldar futuros projetos da associação." avança Terry Costa. "Foi curioso de ver os moinhos serem mencionados tantas vezes, pois temos um projeto nessa vertente já em andamento. Agradeço aos respondentes que investiram algum do seu tempo para nos ajudar com o inquérito e, no final, mostrarem que temos muito trabalho a fazer, desde a educação à oferta cultural artística na nossa ilha."

[Fonte: DiscoverAzores]

Haja saúde!

2 comentários:

  1. You missed out the BIGGEST ATTRACTION by far!!!
    T H E S E A !!!!
    Azoreans don't understand that the majority of people live inland and almost NEVER get to see the OCEAN!!!
    The whole reason people come to an island or coastal location on holiday is to be near the sea! Tourists don't understand why most eating establishments and cafes on Pico don't have a proper sea view. They find the fact that the main sea view in Madalena and THE prime tourist location are now blocked by a stupidly Idiotic and hideously ugly cement and glass airport terminal, car park and disused administrative office.

    ResponderEliminar
  2. Estatísticas muito interessantes; penso que, para uma imagem mais completa, falta apenas mencionar o número total de participantes e comparar a distribuição de sexo/idades recolhidas versus a distribuição da população.

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!