quinta-feira, 8 de março de 2018

Bote baleeiro espedaçado


A caça à baleia nos Açores também teve os seus episódio menos felizes. Graças a um pequeno vídeo disponibilizado por Paul da Rosa, apresenta-se em anexo as imagens do recolher a terra, em 1946, do bote "Maria Pequena", estando o mesmo bastante danificado devido a uma baleia que emergiu debaixo da embarcação, não causando, felizmente, vítimas mortais.

Este bote baleeiro foi construído em 1941, em Santo António (São Roque do Pico), e pertenceu às Armações Baleeiras Reunidas, Lda — com sede no Cais do Pico, atual Museu da Indústria Baleeira.

Certo é que este azar não acabou com a história do bote "Maria Pequena", pois esta embarcação foi recuperada e, inclusivamente, hoje em dia é utilizada nas regatas de botes baleeiros, nomeadamente por parte da Junta de Freguesia de São Mateus do Pico.

Haja saúde!


Maria pequena Pico1946
Posted by Paul B Da Rosa on Monday, March 5, 2018

1 comentário:

  1. Acrescento que um dos "oficiais" que comandou o bote "Maria Pequena", noutro período, foi Manuel Januário (Manuel Garcia da Rosa), bisavô materno do autor deste blog.

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!