terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Projeto do Terminal de Passageiros em São Roque do Pico sem data para arrancar


A Secretária Regional dos Transportes afirmou no dia 8 de janeiro de 2018 que o Governo dos Açores avançará com o projeto do Terminal de Passageiros de São Roque do Pico quando existir “uma solução bem pensada, bem analisada do ponto de vista do custo/benefício e que permita optar em segurança e pela melhor solução”.

“Estamos em fase de análise das soluções propostas, de análise comparativa das vantagens e desvantagens de cada uma das soluções”, adiantou Ana Cunha, acrescentando que “não são soluções tecnicamente fáceis, caso contrário já se teria optado por uma delas”.

“Num investimento desta natureza, deste montante, prefiro ter uma solução tecnicamente segura, uma solução que, para o concelho, seja a melhor, e não me vincular a prazos, porque, de facto, estamos a trabalhar em várias soluções”, salientou a Secretária Regional, em declarações aos jornalistas no final de uma visita ao Porto Comercial de São Roque, acompanhada pelos presidentes da Portos dos Açores e da Câmara Municipal.

Ana Cunha frisou que “não há ainda definição” quando à solução a implementar, mas assegurou que o Governo dos Açores não abandonará este projeto.

A Secretária Regional adiantou que existe um estudo para desenvolvimento do terminal de passageiros na baía de São Roque, como alternativa ao desenvolvimento no Cais do Pico.

Ana Cunha revelou, no entanto, que o Governo dos Açores está disponível para estudar a possibilidade de prolongamento do atual cais comercial, como alternativa.

[Fonte: GaCS; registos áudios em anexo]

Entretanto, existe uma nova proposta sugeria pela Câmara Municipal de São Roque do Pico, a qual consiste em prolongar o atual cais em cerca de 150 metros, de forma a permitir uma operação mista e simultânea de passageiros e de carga [vídeo sobre esta proposta em anexo].

Haja saúde!

3 comentários:

  1. O grande problema é que acrescentar 150 metros a direito (prolongamento do molhe/cais atual na mesma direção) implica assentar cais em profundidades a rondar os 40 metros... Não estou a ver isso a acontecer. Se o prolongamento rodar para sul, deve complicar a manobra de entrada e não sei se destabiliza (ainda mais) a bacia. https://webapp.navionics.com/?lang=en#boating@15&key=%7BodjFtazkD https://uploads.disquscdn.com/images/d198a269b87c5fd981f9afea7be4279cdf0a3d09ec93c1495a9925c9856ca032.png

    ResponderEliminar
  2. gostei da ideia pois tambem tem o mesmo direito parabens o prezidente de sao roque

    ResponderEliminar
  3. Não gosto nada destes projetos sem data prevista para arrancar! Em especial quando há muitas propostas!! É que às vezes são tantas as propostas, que levam uma vida a analisar e duas pra concretizar!! Poucas e boas..ok!! }8=(

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!