segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Suspensa greve de janeiro de 2018 na Atlânticoline


Comunicado da Atlânticoline:
A Atlânticoline, S.A. informa que o SIMAMEVIP - Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agência de Viagens, Transitários e Pesca suspendeu a greve de trabalhadores que estava em curso. Assim sendo, e a partir desta segunda-feira, dia 8 de janeiro, a operação da Atlânticoline, S.A. retoma o seu horário habitual.
Como já foi referido anteriormente, a operação será assegurada com os navios “Cruzeiro do Canal” e “Cruzeiro das Ilhas”, estando suspenso o transporte de viaturas.

Saliente-se que esta suspensão de greve ocorre no seguimento do encalhe do navio "Mestre Simão" na Madalena, ilha do Pico, o qual ocorreu em 6 de janeiro de 2018 — link para reportagem alargada relativa ao dia do acidente.

Destaque ainda para as principais diligências efetuadas no dia posterior ao encalhe:
  • Durante a manhã, um engenheiro especialista da Autoridade Marítima e um engenheiro responsável da empresa Atlânticoline efetuaram uma verificação geral da condição e danos gerais do navio.
  • Também ainda durante a manhã, o navio patrulha oceânico “Viana do Castelo” da Marinha desembarcou em São Roque do Pico diverso material proveniente da base logística de Ponta Delgada, destinado a reforçar o material de combate à poluição, em concreto barreiras de contenção, tanques de armazenamento e recuperadores.
  • Pelas 14 horas foram iniciadas operações de mergulho por mergulhadores especializados em salvação marítima, contratados pela empresa Atlânticoline, para verificação subaquática da extensão dos danos no casco e para a realização de ações de contenção do gasóleo que se têm libertado dos tanques de combustível do navio, tendo em específico tamponado todos os respiradores dos tanques de combustível e lubrificantes para evitar futuras fugas. Estas ações foram acompanhadas de perto por peritos técnicos da seguradora.
  • Decorreram, ao longo de todo o dia, trabalhos complementares de limpeza dos resíduos à superfície, utilizando para tal mantas absorventes e reposicionamento de barreiras de proteção em torno do navio encalhado.
  • Igualmente durante o dia, a Polícia Marítima entrou a bordo do navio de passageiros e recuperou os pertences que haviam sido abandonados pelos passageiros no momento do acidente, de forma a proceder à sua entrega.

Apresentam-se, em anexo, algumas imagens do estado do navio "Mestre Simão", em 7 de janeiro de 2018, bem como alguns registos fotográfico fornecidos pela Autoridade Marítima Nacional, relativos às suas operações relacionadas com este encalhe, e um vídeo sobre uma Especial Informação da RTP-Açores sobre este mesmo assunto.

Por fim, sugere-se uma consulta à webcam da SpotAzores relativa à Madalena, a qual permite acompanhar em direto as operações que estão a ser efetuadas dentro da bacia do Porto da Madalena, incluindo as respeitantes ao navio "Mestre Simão" — imagens em direto desta webcam no final deste post.

Haja saúde!










Webcam em direto da Madalena

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!