terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Museu do Pico apresenta várias exposições neste início de 2018


O Museu do Pico tem patentes as exposições de fotografia "O Espírito do Lugar", de Rainer Hellberg, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, e "Rostos de Sal", de Kai-Uwe Franz, no Museu da Indústria Baleeira, em São Roque do Pico.

As fotografias que integram a exposição "O Espírito do Lugar", propriedade do Museu do Pico desde 2011, estarão patentes até 1 de abril de 2018, enquanto a mostra intitulada "Rostos de Sal" pode ser visitada até 27 de maio de 2018.

No verão de 1975, o alemão Rainer Hellberg e a sua mulher Fernanda, nascida no Pico, realizaram, durante uma visita a esta ilha, o registo fotográfico do desmancho de uma baleia no pátio da fábrica Armações Baleeiras Reunidas Lda., de São Roque do Pico, atual Museu da Indústria Baleeira.

Décadas mais tarde, o casal dou este espólio fotográfico ao Museu do Pico, dando um contributo valioso para o aprofundamento da cultura da baleação em São Roque do Pico.

A exposição "Rostos de Sal" resulta da passagem pelo Pico, em 2010, do fotógrafo Kai-Uwe Franz, num projeto que deve ser também entendido como uma homenagem a todos os baleeiros do Pico e dos Açores.

Adicionalmente, a partir de 4 de fevereiro e até 1 de abril deste ano de 2018, o Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico acolhe a exposição de pintura "Saudade", de Martim Cymbron, cujo objetivo é celebrar o 'Jardim Saudade', dedicado à planta florífera scabiosa.

Haja saúde!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!