quinta-feira, 21 de abril de 2016

Andamento das obras na Baía de Canas (3)

Apresentam-se de seguida algumas fotografias (datadas de 17 de abril de 2016) relativas ao andamento das obras de proteção da orla costeira da Baía de Canas, na freguesia da Prainha, concelho de São Roque do Pico [links para fotos mais antigas e para fotos após conclusão das obras].

Nota ainda para o facto de esta empreitada, orçamentada em cerca de 150 mil euros, não estar a satisfazer as reivindicações da população. Segundo a edição n.º 1165 do semanário 'Ilha Maior', de 15 de abril de 2016, "o objetivo principal desta obra, segundo Luís Calado [presidente da Junta de Freguesia da Prainha], seria proteger as adegas que ficam junto à orla costeira que estão em perigo devido à erosão do mar nas rochas mas o que se verifica após o início das obras é que isso não foi tido em conta. Em vez disso, estão a colocar enormes pedras em cima das já existentes na costa que estão a desfigurar o local e que tem sido alvo de muitas críticas por quem passa e frequenta aquele lugar. Os moradores e frequentadores daquela zona queixam-se, sobretudo, que com a colocação daquelas pedras as pessoas estarão impossibilitadas de usar aquela zona para banho ficando uma zona de difícil acesso ao mar, uma vez que é um local muito procurado de verão pelos banhistas."

Este é um exemplo de como algumas obras públicas não correspondem aos anseios da população. É precisamente por esta razão que se encontra aberto o concurso de desenho "Novo Porto de São Roque do Pico", promovido por Marcus Ketterl, o qual tem como objetivo obter o máximo de ideias, de forma a que o projeto final contemple alguns dos desejos da população, gerando assim uma melhor harmonia entre os projetistas e as pessoas que vão observar, usufruir e sentir o novo porto de São Roque do Pico.

Haja saúde!




1 comentário:

  1. In addition to what was pointed out in earlier blog comments as being wrong, I forgot to mention that they buried thousands of the round stones which took hundreds of years to evolve. Instead, even the top edge of the wall is made from sharp new stones, contrary to most other walls in the vicinity, making it even more impossible to climb.
    I suggest that government now allocate more money to put right some of the pointless mistakes they made. Like:
    Make steps over the wall
    Steps down to the sea
    A stone (not cement!) footpath with some
    comfortable stone benches from one end to the other
    Raise the road as high as possible.

    I find it quite offensive that there was no public consultation of any kind, as if local people do not matter and are not clever enough for such things.
    I hope that people will take part in the design contest for the Port of Sao Roque because it may be the only chance for any input anyone will ever get, if again there is no public consultation on that massive project!
    Regards, Marcus

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!