sábado, 9 de abril de 2016

Revitalização empresarial na vila de São Roque do Pico

[Links para inaugurações: Hiper Cais | Jaiminho | Casa Âncora]

Um qualquer centro urbano é onde normalmente se encontram muitas empresas do setor terciário, sejam elas atividades de comércio ou alimentação, entre outros. Acontece que, por vezes, muitos destes serviços são forçados a fechar, mas, seja pelo seu impacto na sociedade ou pela sua história, permanecem na memória das pessoas, fazendo também eles parte da identidade das respetivas localidades.

Felizmente, existe a oportunidade de revitalizar alguns destes empreendimentos, dando-lhes uma nova vida e devolvendo à sociedade o usufruto de espaços emblemáticos. A vila de São Roque do Pico não é exceção, sendo que apresentam-se de seguida três exemplos de revitalização empresarial que atualmente ocorre nesta zona da ilha montanha (com fotos datadas de 1 de abril de 2016).

Comecemos pelas obras de remodelação de um edifício que funcionou como estabelecimento de comércio e de snack-bar, no que foi conhecido durante mais de três décadas como as "Organizações Jaiminho". Mais recentemente, este espaço albergou a "Tabacaria Jaiminho", onde sobretudo eram comercializados jornais, revistas e jogos. No presente momento, encontra-se no "segredo dos deuses" qual a futura atividade que existirá neste edifício, sendo apenas conhecido que a data de inauguração será em meados de maio deste ano de 2016.



Passemos agora para outro marco histórico da vila de São Roque do Pico: a antiga "Casa Âncora". Neste blog já foram apresentadas algumas fotografias do início das obras de revitalização deste espaço [link 1 | link 2 | link 3], obras estas que resultaram na construção de um novo edifício no lugar do antigo, o qual se encontrava fechado há largos anos e sem qualquer utilidade. Apesar de já não existir a antiga "Casa Âncora", espaço por onde passaram snack-bares, restaurantes e muitas histórias, tal como relatado no post "Rua do Cais do Pico na década de 60 do século passado", o novo edifício, o qual tem inauguração prevista para o início do verão de 2016, promete ser um espaço de restauração com um futuro auspicioso (também por incluir o uso da eira adjacente, a qual apresenta uma magnífica vista sobre a baía do Cais do Pico).




Por fim, aqui ficam algumas fotografias relativas ao renascimento do "Hiper Cais". Este espaço comercial tem uma história mais curta do que aquela dos estabelecimentos indicados anteriormente, mas teve recentemente um grande impacto na sociedade local. Infelizmente, esta superfície comercial foi destruída por completo devido a um grande incêndio ocorrido em novembro de 2015. Contudo, no início do mês passado de março, este edifício começou a ser reerguido, com o intuito de recuperar as atividades que lá se realizavam, sobretudo o comércio de produtos alimentares. Prevê-se agora que as portas do "Hiper Cais" se voltem a abrir em maio deste ano de 2016.



Haja saúde!

[Post scriptum: Mais detalhes sobre a revitalização da antiga "Casa Âncora" podem ser encontrados na edição n.º 623 do semanário 'Jornal do Pico', de 8 de abril de 2016. | link para fotos mais recentes da reconstrução do "Hiper Cais"]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!