quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Ligação Lisboa-Pico com taxa de ocupação de 99%!

O Serviço Regional de Estatística publicou recentemente os dados sobre os passageiros desembarcados nos aeroportos dos Açores relativamente ao mês de julho de 2015 e, mais uma vez, a ilha do Pico merece um lugar de destaque, como comprovam os dados da tabela seguinte.


Mas a estatística mais impressionante apenas é revelada quando se faz uma análise minuciosa destes dados relativos ao transporte aéreo:
  • Em julho desembarcaram na ilha do Pico 1423 passageiros provenientes dos voos diretos que tiveram origem em Lisboa;
  • Existiram 9 voos entre Lisboa e o Pico durante o mês de julho (os voos regulares à segunda e ao sábado, juntamente com o voo extra de 31 de julho);
  • Todos estes voos foram diretos em ambos os sentidos, ou seja, não houve escala na ilha Terceira, o que também significou que todos os passageiros provenientes de Lisboa tinham como destino a ilha montanha;
  • A rota Lisboa-Pico-Lisboa é efetuada pela SATA com um equipamento Airbus A320, o qual tem duas configurações com classe executiva e que permitem transportar 159 ou 161 pessoas, o que significa que, em média, a ligação Lisboa-Pico tem cerca de 160 lugares disponíveis;
  • 160 lugares vezes 9 ligações perfaz um total de 1440 lugares;
  • 1440 menos 1423 dá 17;
  • 1423 a dividir por 1440 dá aproximadamente 0,99.
Em suma, a ligação no sentido Lisboa-Pico apenas teve cerca de 17 lugares que não foram preenchidos, o que deu origem a uma taxa de ocupação de 99%!

Este número verdadeiramente impressionante ainda se torna mais fantástico quando se toma em consideração que o voo do dia 31 de julho foi anunciado apenas com 3 semanas de antecedência, ou seja, em cerca de 20 dias conseguiu-se esgotar um voo Lisboa-Pico!

Esta é a prova de que a rota Lisboa-Pico-Lisboa tem muita procura e de que não foram precisos passageiros provenientes de Lisboa e com destino à Terceira para esgotar os aviões.

Estas estatísticas deixam qualquer destino e qualquer companhia aérea orgulhosos. O Pico está muito orgulhoso destes números, será que a SATA também está? Aqui fica a questão...

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!