segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Arco-íris na baía do Cais do Pico (ou serão dois?)

Hoje (segunda-feira, 7 de setembro de 2015) foi emitido um alerta amarelo para o grupo central das ilha dos Açores devido à previsão de muita chuva e de trovoada.

À semelhança do que se passou no lugar de São Miguel Arcanjo no passado dia 2 de setembro, mais uma vez a natureza deu múltiplas cores a este alerta e a vila de São Roque do Pico foi novamente brindada com um magnífico arco-íris, desta vez na baía do Cais do Pico.


Mas observando mais atentamente a fotografia anterior é possível verificar que não se formou apenas um mais sim dois arcos-íris!


Os arcos-íris duplos formam-se devido à continuada reflexão de luz dentro de cada gota de água. A luz do sol é refletida duas vezes dentro de uma gota: uma para produzir o arco-íris principal e uma segunda vez na parte de trás da gota. Esta segunda reflexão não só inverte a luz, e por isso é que as cores deste arco-íris secundário são invertidas, mas também reduz a intensidade da luz, sendo essa a razão para este segundo arco-íris ser tão ténue e mais difícil de ver.

Tal como aconteceu com o arco-íris de São Miguel Arcanjo, o arco-íris duplo do Cais do Pico desapareceu e ficou sem se saber onde estão escondidos os tesouros... E desta vez até era um jackpot!

Haja saúde!

[Post relacionado: Beleza em dia de mau tempo no Cais do Pico | Cabeço de São Miguel Arcanjo ganha novo penteado]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!