domingo, 6 de setembro de 2015

O estado do mar no porto do Cais do Pico a 5 de setembro de 2015

Ontem, dia 5 de setembro de 2015, e por ser sábado, o porto do Cais do Pico, situado na vila de São Roque do Pico, deveria ter recebido quatro escalas dos navios operados pela Transmaçor, respeitantes à Linha Verde e Linha Lilás.

De manhã os navios "Gilberto Mariano" e "Cruzeiro do Canal" efetuaram o serviço previsto neste porto, ficando assim a faltar as duas escalas da tarde: às 19h30 deveria o "Cruzeiro do Canal" escalar São Roque do Pico e às 22h00 seria a vez do "Gilberto Mariano".

Acontece que a Transmaçor emitiu um comunicado após as escalas da manhã, onde está dito o seguinte: "Devido às condições meteorológicas que se fazem sentir, [a] Transmaçor viu-se obrigada a cancelar as escalas previstas para a tarde de hoje nos portos da Calheta e de São Roque".

Ressalvando que a segurança das escalas marítimas está sempre em primeiro lugar, não deixa de ser curioso este cancelamento das escalas em São Roque do Pico à luz dos factos que a seguir se apresentam.

Segundo o site WindGURU, a previsão das condições meteorológicas para a ilha do Pico por volta do meio-dia dava conta de que a ondulação seria de 1,20 metros vinda de leste, vento praticamente inexistente, céu algo encoberto e talvez alguma (mas pouca) precipitação.


Mas nada melhor do que avaliar in loco as condições do tempo, nomeadamente do mar, à hora em que deveriam os navios operados pela Transmaçor ter escalado o porto do Cais do Pico. Assim, apresenta-se de seguida um vídeo onde é possível observar o estado do mar cerca das 19h e das 22h.


Estas imagens poderiam fazer parte da secção "No Comment" do canal de notícias euronews, a qual tem o seguinte lema: "No canal euronews, acreditamos na inteligência humana e achamos que a função de um canal de informação é dar matéria suficiente a cada indivíduo para que crie a sua própria opinião sobre o mundo. Consideramos também que há imagens que não têm necessidade de explicação ou de qualquer comentário."

Um cancelamento em tudo semelhante já tinha ocorrido no dia 11 de agosto passado, o qual serviu de mote a para a escrita do post "O mar noturno no porto do Cais do Pico".

O cancelamento das escalas em São Roque do Pico tem um duplo efeito penalizador:
  • Por um lado, partindo de um qualquer lugar da ilha do Pico, é mais rápido chegar à vila de Velas via porto localizado em São Roque do Pico do que via porto da Madalena (facto justificado num estudo anterior e reiterado mais recentemente numa carta aberta), logo quem se desloca entre estas duas ilhas chega sempre mais tarde ao destino se não utilizar o porto do Cais do Pico;
  • Por outro lado, quem do Pico planeou ir a São Jorge durante este dia de 5 de setembro e deixou o carro na vila de São Roque do Pico, julgando que voltaria ao Pico pelo mesmo porto, só durante o dia (e talvez só mesmo quando embarcou) teve a noção de que teria de desembarcar a mais de 20 km da sua viatura!

Por fim, registe-se que há já quem sugira que a Transmaçor adopte um novo nome: Cancelaçor!

Haja saúde!

[Post relacionado: "Dissecando o comunicado da Transmaçor de 7 de setembro de 2105 (novo cancelamento da escala em São Roque do Pico)"]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!