sábado, 26 de setembro de 2015

Municípios da ilha do Pico voltam a receber o galardão ECOXXI

Recentemente ocorreu a entrega do galardão ECOXXI 2015, sendo que dos Açores concorreram cinco municípios: São Roque do Pico, Lajes do Pico, Madalena, Horta e Ribeira Grande.

Do total dos 43 concorrentes a nível nacional, que foram avaliados em 21 indicadores e 65 sub-indicadores, 40 municípios superaram a "prova ECOXXI" e receberam uma bandeira verde, incluindo quatro dos municípios açorianos a concurso: São Roque do Pico, Lajes do Pico, Horta e Ribeira Grande (o município da Madalena foi um dos três que não obteve um índice ECOXXI ≥ 50%).

Destaque ainda para o município de São Roque do Pico, o qual obteve o melhor resultado de entre os concelhos açorianos a concurso.

O programa ECOXXI visa a identificação e o reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível dos municípios, valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável, alicerçados em dois pilares:
  • A educação no sentido da sustentabilidade;
  • A qualidade ambiental.
A lista completa dos municípios galardoados pode ser encontrada neste link.

Recorde-se que em 2014 os municípios de São Roque do Pico e das Lajes do Pico foram os únicos dos Açores a serem distinguidos com bandeira verde.

Haja saúde!

1 comentário:

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!