domingo, 13 de setembro de 2015

Dia histórico no aeroporto (internacional) da ilha do Pico

Dia 12 de setembro de 2015 ficará para a história do aeroporto da ilha do Pico, em particular, e da ilha montanha, em geral: neste dia foi efetuado um voo Pico - Montreal (Canadá), o primeiro voo internacional do Pico para fora do espaço Schengen!

Este momento histórico só foi possível graças a um avião privado que chegou no dia 10 de setembro à ilha do Pico, proveniente diretamente de Copenhaga (Dinamarca). Após uma estadia de duas noites na ilha montanha, o avião partiu para o continente americano depois de os respetivos passageiros terem feito controlo de fronteira, o qual foi providenciado por funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que se deslocaram de propósito ao Pico para esse efeito.


Esta escala mostra como o aeroporto da ilha do Pico pode também oferecer mais um serviço: o de escalas técnicas.

Mas este sábado de 12 de setembro de 2015 foi um dia bem movimentado, especialmente à tarde, no aeroporto da ilha do Pico, o qual curiosamente fica inserido no meio da Paisagem da Cultura da Vinha da ilha do Pico, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade. Destaque para o facto de em apenas 8 minutos terem ocorrido os seguintes movimentos (vídeo destes movimentos no fim deste post):
  • 16h55 - Aterragem do voo S4 4043 (SATA Internacional - Lisboa/Pico);
  • 16h58 - Descolagem do voo SP 437 (SATA Air Açores - Pico/Ponta Delgada);
  • 17h03 - Descolagem do voo GAL 58634 (Voo privado - Pico/Montreal).


Nota ainda para o movimento de passageiros associado ao voo Lisboa/Pico/Terceira/Lisboa: enquanto inúmeros turistas chegaram à ilha montanha, os quais até provocaram filas nas empresas de rent-a-car...


Muitos estudantes universitários dirigiram-se para o continente português, tendo transformado a zona da entrada para as partidas num lugar de despedidas sentidas!


Haja saúde!

[Link para mais fotos dos aviões na ilha do Pico neste dia histórico]

1 comentário:

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!