terça-feira, 21 de julho de 2020

As Sete Cidades no Pico e o Pico nas Sete Cidades


Reza a lenda que a ilha das Sete Cidades, também denominada por Antillia ou Antilia, se situava algures no Oceano Atlântico, a ocidente da Europa. Esta lendária ilha inspirou durante muitos séculos a exploração marítima, levando a que o respetivo nome tenha sido atribuído a algumas zonas de expansão portuguesa quinhentista.

Em particular, no arquipélago dos Açores existem duas ocorrências deste topónimo: o lugar das Sete Cidades, situado na freguesia e concelho da Madalena, ilha do Pico, e a freguesia das Sete Cidades, situada no concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

O lugar das Sete Cidades constitui a parte mais distante do mar da vila da Madalena do Pico, sendo afamado pela sua filarmónica e pelos maroiços existentes nas suas proximidades. Por outro lado, a freguesia das Sete Cidades situa-se na parte plana da margem da Lagoa Azul, a qual, juntamente com a Lagoa Verde, constitui a famosa Lagoa das Sete Cidades da ilha de São Miguel.

Confundir estas duas Sete Cidades é algo extremamente incomum, sendo quase um feito extraordinário quem o faz; mais concretamente, a referência a "Sete Cidades" fora da ilha do Pico é, quase com toda a certeza, direcionada à freguesia e/ou lagoa homónima da ilha de São Miguel.

No entanto, um canal generalista nacional decidiu, à semelhança de outros órgãos de comunicação social, lançar a confusão e colocar a Montanha do Pico junto à Lagoa das Sete Cidades. Separados por cerca de 250 km, estes ex libris açorianos curiosamente partilham o facto de pertencerem ao grupo das 7 Maravilhas Naturais de Portugal; em todo o caso, esta não é uma razão suficiente para deturpar a informação prestada aos telespectadores, sugerindo que quem for ver a Lagoa das Sete Cidades, também consegue observar a Montanha do Pico.

Em suma, é desta forma que se criam os mitos e as lendas modernas, sendo que este canal televisivo ficará para sempre associado à mais recente lenda portuguesa: o Pico nas Sete Cidades!

Haja saúde!


1 comentário:

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!