quinta-feira, 16 de julho de 2020

Fábrica das Armações Baleeiras Reunidas é oficialmente imóvel de interesse público


A Resolução do Conselho do Governo n.º 194/2020, de 15 de julho, veio oficializar o que já tinha sido revelado no Comunicado do Conselho do Governo reunido no Pico no início deste mês de julho de 2020: classificar como bem imóvel de interesse público a antiga Fábrica das Armações Baleeiras Reunidas, atualmente Museu da Indústria Baleeira, sita ao Cais do Pico, concelho de São Roque do Pico.

Esta classificação justifica-se pela integridade do imóvel, seus anexos, e recheio, bem como pela importância histórica, social e económica que a indústria baleeira teve para a Vila de São Roque do Pico.

A Fábrica da Baleia de São Roque do Pico foi, historicamente, a mais importante unidade fabril da indústria baleeira insular e o maior complexo fabril da atividade baleeira nos Açores. Esta fábrica recebeu, para processamento, cachalotes capturados pelas armações baleeiras do Pico e das ilhas do Faial, São Jorge, Graciosa e Terceira. Foi a última fábrica do género a laborar na Região Autónoma dos Açores, encerrando a sua atividade no fim de 1984.

A grande plataforma (pátio) de desmancho e a rampa de varagem/alagem de cachalotes, situadas à frente da fábrica, bem como os edifícios anexos e equipamentos associados, são estruturas patrimoniais relevantes e testemunhos de uma herança cultural singular, que marcam o espirito do lugar e afirmam a identidade local.

A Fábrica das Armações Baleeiras Reunidas, Lda., é pois, um marco singular, histórico, social, económico, cultural e turístico do lugar do Cais do Pico e do Concelho de São Roque do Pico. É um testemunho da prosperidade económica, e consequentemente social, daquele tempo, daquele lugar, da ilha do Pico e dos Açores. É um vestígio histórico e arqueológico que, pela sua relevância e importância, se assume como uma imagem de marca do património baleeiro dos Açores.

Assim, e de acordo com a resolução supracitada, a antiga Fábrica das Armações Baleeiras Reunidas, atualmente Museu da Indústria Baleeira, passa a ser, a partir de hoje (16 de julho de 2020), um bem imóvel de interesse público, sendo a área classificada e respetiva zona de proteção as que se apresentam na planta em anexo.

Haja saúde!


1 comentário:

  1. Great! Hopefully this means the restaurations of the area in front will be done to keep it looking as original as possible.

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!