quinta-feira, 30 de julho de 2020

Aterragens no Pico com vento sudoeste (vídeo)


No dia de ontem, 29 de julho de 2020, o Aeroporto da ilha do Pico recebeu alguns voos sob condições atmosféricas que não eram as mais favoráveis à operação aérea.

Em particular, o vento apresentava-se do quadrante sudoeste, com rajadas a chegar aos 33 nós, isto quando chegaram dois voos num curto espaço de tempo: SP 624, proveniente da Terceira, e S4 143, proveniente de Lisboa.

METAR LPPI: 291700Z 23023KT 9999 FEW010 SCT015 26/21 Q1015 RMK WIND RWY09 23021G33KT RWY27 22024KT

De forma a poder partilhar as aterragens destes voos para todos aqueles que não puderam assistir às mesmas in loco, apresenta-se um vídeo relacionado em anexo. Adicionalmente, apresentam-se algumas fotografias dos aviões estacionadas na placa do aeroporto da ilha montanha, bem como da fila que se forma atualmente à chegada de voos provenientes do exterior da região (isto devido à presente pandemia e à necessidade de fazer/comprovar o teste à COVID-19).

Recorde-se que todos horários dos aviões que servem a ilha do Pico de forma regular encontram-se disponíveis no separador "Aviões" deste blog.

Haja saúde!





2 comentários:

  1. Contrariamente ao que acima é dito sobre o metar do Pico, indicado com o código IATA LPPI, esses metares não estão ao alcance do Público. Os metares com a indicação ( código) referido dizem respeito ao aeroporto da Horta, estes sim visiveis para quem quiser consultar
    aliás são estão consultáveis para o público além das Lajes(Terceira) P.Delgada,Santa Maria Horta e Flores. Aeroportos da ANA:

    ResponderEliminar
  2. Discordando respeitosamente do seu comentário, os METARs de vários aeroportos nacionais, incluindo o do Pico, estão disponíveis publicamente na página do IPMA, designadamente em:

    https://brief-ng.ipma.pt/#showMetars
    [Clicar, no menu superior, em "Data Query ..." -> "METAR"]

    Haja saúde!

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!