sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Transporte aéreo nos Açores em 2019


Estamos a meio do inverno, o que certamente não é uma altura muito convidativa para andar de avião, mas é o momento ideal para se fazer uma análise à totalidade do ano de 2019 no que respeita ao transporte aéreo.

Tendo por base os dados disponibilizados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), as estatísticas mostram que houve um crescimento dos passageiros aéreos de e para todas as ilhas açorianas, o qual atingiu 5,2% como valor médio (face ao período homólogo anterior).


Analisando com mais detalhe, verifica-se que a grande maioria das ilhas cresceu na casa dos 5%-6%, à exceção de Terceira, Corvo e Santa Maria, as quais registaram um crescimento inferior (3,59%, 1,81% e 0,46%, respetivamente). No extremo oposto, o pódio das ilhas que tiveram maior crescimento de passageiros movimentados vai para São Jorge (6,73%), Flores (6,52%) e Pico (5,90%).

Esta análise de tendências comprova que, mais uma vez e à semelhança do que se passou em 2018, a ilha montanha merece uma atenção especial no que respeita ao transporte aéreo, pois o Pico continua a integrar o lote dos que mais crescem dentro do panorama regional. Aliás, vale a pena recordar outros indicadores relativos ao que aconteceu na ilha montanha no ano passado:

Deste modo, conclui-se que o aumento da oferta aérea para a ilha montanha foi correspondido por um crescimento dos passageiros movimentados, situação que tem vindo a ser recorrente ao longo dos últimos anos e que tem de ser tida em conta no planeamento da operação aérea futura — dito de outra forma, a oferta aérea tem de continuar a aumentar para fazer face à crescente procura pela ilha montanha.

Resumindo, os números não enganam: o Pico está na moda!

Haja saúde!

Post scriptum: Este artigo foi igualmente publicado na edição n.º 42.097 do 'Diário dos Açores', de 11 de fevereiro de 2020.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!