quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Croché do Pico incorpora peça de Joana Vasconcelos numa inauguração de museu em Boston


Na sua primeira exposição individual em solo norte-americano, Joana Vasconcelos foi convidada a criar uma peça para a inauguração, a 22 de fevereiro, do MassArt Art Museum (MAAM), em Boston, nos Estados Unidos.

O resultado é "Valquíria Mumbet", uma monumental instalação têxtil, medindo cerca de 377 m², com um peso estimado em 1.350 kg, distribuído por 70 pontos de fixação, que recorre a capulanas (panos africanos) para homenagear uma figura local, a afro-americana Elizabeth Freeman, mulher nascida escrava que se notabilizou na defesa dos direitos humanos, contribuindo para a abolição da escravatura no seu estado e no seu país.

Para além de palmeiras, embondeiros, folhas e frutos, esta peça da artista portuguesa incorpora também uma componente do artesanato português: as rendas da ilha do Pico, fios de croché que servem igualmente para ligar os Açores à comunidade de descendência do arquipélago radicada na região da Nova Inglaterra.

Recorde-se, ainda, que esta não é a primeira vez que as rendas da ilha montanha chegam além-fronteiras pela mão de Joana Vasconcelos, como foi exemplo uma exposição no Palácio de Versalhes, em França.

Haja saúde!







Sem comentários:

Publicar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!