sábado, 6 de agosto de 2016

A chama olímpica de São Roque do Pico

A chama olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Assim, durante os Jogos Olímpicos mantém-se aceso um fogo que arde enquanto duram as competições.

Nesta madrugada de 6 de agosto de 2016 (hora dos Açores) tiveram início os Jogos da XXXI Olimpíada, mais conhecidos como Rio 2016, sendo que este evento se estenderá até ao dia 21 de agosto. Consequentemente, a chama olímpica estará acesa durante quase um mês.

Para garantir que este fogo simbólico nunca se apaga, há que testar várias formas de o manter vivo. É aqui que entra em cena o campo de testes do Depósito de Resíduos de Biomassa de São Roque do Pico: durante o último mês esteve a arder, noite e dia sem parar, um fogo, o qual venceu os vários obstáculos meteorológicos, como o vento e a chuva.

Dado o sucesso da qualidade da chama e do mecanismo de combustão, a organização do Rio 2016 adotou para a sua chama olímpica o sistema testado em São Roque do Pico. Finalizado este teste, a chama olímpica de São Roque do Pico extinguiu-se ontem, sendo agora apenas visível o fumo da fase de rescaldo.

Haja saúde!

1 comentário:

  1. Dito assim até parece que foi uma coisa engraçada, não fosse os dias que os funcionários da Central saíram com a garganta e olhos completamente irritados ou chegaram a casa com uma enorme dor de cabeça, indispostos com vontade de vomitar...

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!