quinta-feira, 11 de agosto de 2016

"A viagem" (mural na Rampa do Cais do Pico)

A zona balnear da Rampa, situada junto à Praceta dos Baleeiros do Cais do Pico, vila de São Roque do Pico, recebeu recentemente um mural entitulado "A viagem", da autoria de Djervy Santos, também ele natural de São Roque do Pico.

Esta é uma obra que pretende atribuir reconhecimento à Capital do Turismo Rural e ao Concelho de São Roque do Pico. Segundo o autor, "o mural consegue facilmente transmitir um conjunto de ideias simples e lógicas. Com um cachalote como pano de fundo, figura principal e incontestável dado a sua importância que tem para ilha, a pintura ganha corpo. O animal é, neste caso, uma espécie de viajante, sendo mesmo um porto de abrigo das nossas vidas: alberga sobre seu dorsal um conjunto de imagens, nomeadamente casas de pedra, igreja, moinho de vento e turistas destacados em branco ao longo do corpo do animal. Por fim, mas não menos importante, emergem alguns pequenos painéis com direções diferente e cores distintas, mostrando registos daquilo que foi o nosso passado e que ainda hoje marcam os nossos valores culturais: o bote baleeiro, a pipa de vinho, o rosto desgastado de um baleeiro (figura idealizada sem referências) e uma coroa do Divino Espírito Santo completam a pintura."

Parabéns por esta magnífica iniciativa, a qual permite não só embelezar a vila de São Roque do Pico, mas também promover muito daquilo que define a ilha montanha.

Haja saúde!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!