quinta-feira, 2 de abril de 2020

Unidade de Saúde reorganiza prestação de cuidados no Pico


A Unidade de Saúde de Ilha do Pico reorganizou a sua atividade a partir das 00H00 de quarta-feira, 01 de abril, no âmbito do seu Plano de Contingência, mantendo a prestação de todos os cuidados à população dos três concelhos da ilha.

Esta reorganização, decidida após terem sido ouvidos os presidentes dos três municípios, resulta do facto de vários dos seus profissionais se encontrarem de quarentena obrigatória, na sequência de contacto direto que mantiveram com casos confirmados de infeção por COVID-19.

Assim, conforme previsto no Plano de Contingência da Unidade de Saúde da Ilha do Pico, os cuidados preventivos, curativos e paliativos serão separados do atendimento urgente, permitindo reforçar a qualidade e a segurança do serviço.

Os Centros de Saúde de Lajes do Pico, da Madalena e de São Roque do Pico manterão, assim, os serviços mínimos em curso, garantindo a continuidade dos cuidados preventivos, curativos e paliativos à população em todas as outras situações de doença, bem como de vigilância e acompanhamento de saúde.

O atendimento urgente será concentrado no Centro de Saúde da Madalena, com a presença de dois médicos e três enfermeiros em período diurno e de um médico em período noturno.

No atendimento urgente, os doentes com sintomatologia viral respiratória e/ou digestiva serão separados das restantes doenças agudas e orientados para um circuito exterior de acesso à área de isolamento.

Esta reorganização permitirá a gestão rotativa de recursos humanos, com períodos alternados de serviço e ausência de 14 dias, assegurando a prontidão dos profissionais.

A Unidade de Saúde de Ilha do Pico reforçou os canais de comunicação à distância com os seus utentes, disponibilizando linhas de atendimento médico, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h00, através dos números 292 679 405 (Lajes), 292 241 670 (Madalena) e 292 648 082 (São Roque).

Disponibiliza ainda a Linha SOS Psicologia, que funciona de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00, através do número 292 241 661.

[Fonte: GaCS]

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!