quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Quarteto Lacerda no Museu dos Baleeiros


O Quarteto Lacerda, fundado em 1990 e um dos mais importantes quartetos de Portugal, volta aos Açores para homenagear o grande compositor açoriano Francisco de Lacerda, que celebra este ano o 150.º aniversário do seu nascimento.

Serão interpretadas as suas 8 Lições em Trio, que representam um solfejo instrumental, pequenas miniaturas cheias de charme, que revelam uma mão sofisticada.

Em 2019, celebram-se também os 210 anos da vida de Joseph Haydn, o denominado pai do quarteto de cordas, razão pela qual será interpretado o último quarteto completo que Haydn compôs, Op. 77 n.º 2 em Fá maior.

A segunda parte do concerto será preenchida pelo quarteto Op. 10 de Debussy, compositor cuja amizade com Francisco de Lacerda viria a influenciar este último, durante a época em que seguia uma carreira como maestro conceituado em França.

Com a participação de Alexandre Stewart (primeiro violino), Regina Aires (segundo violino), Paul Wakabayashi (viola) e Luís André Ferreira (violoncelo), o concerto na ilha montanha terá lugar sexta-feira, 25 de outubro, no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, com início pelas 21h30 e com entrada livre.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!