quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Portal do Pescador


Nos Açores a pesca lúdica tem uma forte componente histórica e cultural que remonta ao período do povoamento, atividade que foi passada de geração em geração até aos nossos dias. Atualmente, a importância social da pesca lúdica nos Açores é reconhecida quer pela sua faceta de passatempo que permite o contacto com a natureza, quer pela forma de obtenção de proteínas a baixo custo de vital importância para alguma da população Açoriana.

O estudo associado ao Portal do Pescador visa obter informação sobre o perfil dos praticantes e da atividade exercida, de forma a perceber a importância socioeconómica, esforço de pesca e capturas.

Esta informação será essencial para dar resposta a pedidos de dados, previstos no âmbito de regulamentação europeia; permitir uma gestão integrada das pescas, baseada em dados científicos; aplicar medidas que garantam a sustentabilidade dos recursos marinhos costeiros e, consequentemente, alcançar a salvaguarda deste setor a longo prazo.

Este trabalho está a ser liderado pelo Programa Nacional de Recolha de Dados da Pesca, da Direção Regional das Pescas. Os dados recolhidos neste trabalho serão totalmente confidenciais, ao abrigo da legislação de proteção de dados e serão apenas utilizados, de forma agregada, para a análise global da atividade.

O Portal do Pescador pode ser encontrado em: https://pescador.azores.gov.pt

Recorde-se que algumas regras relativas à pesca lúdica podem ser encontradas nos seguintes posts:

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!