segunda-feira, 6 de março de 2017

Descobertos no Pico escaravelhos únicos em todo o mundo

Cientistas da Universidade dos Açores e de outras academias publicaram recentemente um artigo científico intitulado "Cryptic diversity in the Azorean beetle genus Tarphius Erichson, 1845 (Coleoptera: Zopheridae): An integrative taxonomic approach with description of four new species", no qual descrevem quatro novas espécies de escaravelhos endémicos dos Açores.

Estes novos organismos pertencem ao grupo Tarphius e são muito interessantes, porque vivem associados às florestas primitivas, a Laurissilva da Macaronésia, em árvores endémicas, onde se alimentam de fungos – cogumelos e outros.

Em relação às quatro novas espécies agora descobertas, e que se juntam a oito espécies de escaravelhos previamente conhecidas nos Açores, a sua distribuição por ilhas é a seguinte:
  • Tarphius gabrielae sp. nov. (Pico);
  • Tarphius furtadoi sp. nov. (Pico, São Jorge & Faial);
  • Tarphius floresensis sp. nov. (Flores);
  • Tarphius relictus sp. nov. (Terceira).

Por fim, aqui ficam umas imagens dos novos escaravelhos encontrados no Pico, os quais são comprovadamente únicos em todo o mundo!

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!