sábado, 4 de março de 2017

Meteroro "explosivo" sobrevoa céus da ilha do Pico

No passado dia 27 de fevereiro de 2017, segunda-feira de Carnaval, os fenómenos da natureza não se ficaram pelo mar a invadir a terra: por volta das 20h, um meteoro bólide ("fireball") cruzou os céus da ilha do Pico na direção este-oeste.

Um meteoro bólide é um meteoro de dimensões apreciáveis que, na forma de um globo inflamado e brilhante, atravessa velozmente a atmosfera terrestre, podendo fazer ruído, deixar rastro luminoso e mesmo explodir. Neste caso, o meteoro ter-se-á desintegrado sobre o mar, havendo poucas possibilidade de serem encontrados meteoritos (nome dado aos meteoros que atingem a superfície terrestre).

Felizmente, e para satisfazer a curiosidade de todos aqueles que não puderam observar este fenómeno, foi captada uma imagem deste meteoro e que se apresenta de seguida.

Haja saúde!

© Jorge Santos (foto tirada a partir da ilha de São Jorge)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!