sábado, 13 de novembro de 2021

Czar integra lista dos mais exclusivos vinhos portugueses


O jornal 'Expresso' elaborou recentemente um guia dedicado aos vinhos generosos e tendências, no qual deu a conhecer, entre outras coisas, os mais incríveis — e caros — vinhos portugueses.

Nesta lista bem exclusiva figura um vinho produzido na ilha do Pico: o Czar Extra Dry DOP Pico 2009 [descrição em anexo].

Este reconhecimento comprova, mais uma vez, aquilo que os picarotos já sabem há muito: que o que têm no Pico e o que se faz na ilha montanha é de muita, mas mesmo de muita qualidade!

Haja saúde!


Czar Extra Dry DOP Pico 2009

Czar Winery
Pico, Açores
€1500

Fortificados à parte, há exceções a saborear, como este legado vínico da ilha do Pico. Segundo registos documentados, o então vinho passado, como era chamado neste pequeno território insular, já era enviado, há 200 anos, em barricas, com destino a São Petersburgo, na Rússia. A fama crescente levou à sua menção em “Guerra e Paz”, obra-prima de Tolstoi, e em prescrições médicas, para a cura de maleitas. A descoberta deste precioso líquido nas caves do palácio do Czar Nicolau II, após a revolução russa, em 1917, determinou que o nome ‘Czar’ passasse a constar nos rótulos dos vinhos do Professor José Duarte Garcia, que deu início a uma coleção histórica de ‘Czars’, com a colheita de 1970. A herança, continuada pelo filho, Fortunato Garcia, na Czar Winery, instalada no Pico, tem a essência na vinha centenária localizada na zona dos lajidos, em Criação Velha, no concelho de Madalena, em plena Paisagem Protegida da Cultura da Vinha, classificada como Património Mundial pela UNESCO, desde 2004, e que, no ano 2009, se destacou em todo o mundo, pela singularidade do vinho licoroso e pela garrafa, produzida exclusivamente pela Vista Alegre – tanto que restam apenas duas. A próxima colheita é de 2013 (€490) e vai chega em breve ao mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!