sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Concerto com "Cantando Admont" no Museu do Pico


No âmbito do Festival de Música dos Açores, o Museu do Pico recebe, no dia 6 de novembro [sábado], pelas 21:00h, no Auditório do Museu dos Baleeiros, o agrupamento "Cantando Admont", um ensemble vocal, fundado em 2016, e que reúne personalidades vocais distintas, beneficiando das suas singularidades num único e expressivo corpo sonoro.

Em particular, apresentar-se-ão as mezzo-sopranos austríacas Cornelia Sonnleithner e Helena Sorokina e o barítono argentino Matias Bocchio, com um repertório que se estende desde o Renascimento até aos dias de hoje.

O evento tem entrada livre e o uso de máscara é obrigatório.

Haja saúde!


Programa [fonte: Cultura Açores]

Samir Odeh-Tamimi (*1970) MERÉCH fur Mezzosopran Solo

Guillaume de Machaut (ca.1300-1377) Hé! Dame de Vaillance (Virelai)

Gerald Resch (*1975) Bruchstucke

Johannes Ockeghem (ca.1420 – 1497) O rosa bella

Beat Furrer (*1954) Stimme allein

Christian Klein (*1967) Neues Werk

Philippus de Caserta (spates 14. Jh.) De ma doulour


CANTANDO ADMONT é um ensemble vocal fundado, em 2016, pela maestrina Cordula Bürgi. O seu repertório combina música antiga e contemporânea, abrangendo muitos séculos da história da música vocal. O agrupamento trabalha regularmente com compositores de relevo, como Beat Furrer, Younghi Pagh Paan, Peter Ablinger, Elisabeth Harnik, Klaus Lang, Carola Bauckholt e Laure M. Hiendl. Importante também é a colaboração com vários ensembles instrumentais como o Klangforum Wien, o Ensemble MDI, Ars Ad Hoc, DissonArt, o Ensemble Nikel e o Ictus Ensemble. Desde a sua fundação, Cantando Admont já se apresentou em festivais e instituições de renome como o Festival de Salzburg e Bayreuth, Wien Modern, MDI Milano e no Teatro Colón de Buenos Aires.

Cornelia Sonnleithner
Iniciou a sua formação musical aos 8 anos, primeiro com o violoncelo e depois com o piano, tendo prosseguido estudos na Universidade de Música e Artes Performativas de Viena. Cornelia Sonnleithner fez parte do Coro da Ópera Estatal de Viena, entre 2012 e 2018, onde actuou em “Os Mestres Cantores de Nuremberga”, “Peter Grimes“; “Lohengrin“; “Das schlaue Fuchslein“; “Elektra“. Entre muitas outras atuações, destaca-se ainda a estreia, em 2019, na Vienna Volksoper, como Barbara Delaqua, em “Uma Noite em Veneza“, de Johann Strauss II. Como solista, tem atuado internacionalmente (Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Hungria, Japão, Coreia), com peças de compositores como Vivaldi, G. Ph. Telemann, J. S. Bach, G. F. Handel, M. A. Charpentier, G. P. Pergolesi, J. Haydn, W. A. Mozart, F. Schubert, F. Mendelssohn, J. Brahms, C. Saint-Saens, A. Dvorak, H. Grassl, B. Furrer, entre muitos outros. A cantora integra um dueto pianista austríaco Andreas Gaurish Mersa e é membro de vários ensembles, como Vienna Vocal Consort, Vokalensemble Alxingers, Capella San Filippo, Dionysos, Parnassus, Capella1500 e Cantando Admont.

Helena Sorokina
Iniciou os seus estudos musicais em violino e piano, aos cinco anos de idade. Mais tarde, estudou direção coral na sua cidade natal, Riga. Estudou canto e pedagogia vocal na Universidade de Música e Artes Performativas de Graz (Áustria). Enquanto solista, Helena Sorokina trabalhou com as Hamburger Symphoniker, Thuringen Philharmonie, Kurpfalzisches Kammerorchester, Georgisches Kammerorchester Ingolstadt e cantou sob a direção de Sir Roger Norrington, Joshua Rifkin, Beat Furrer, Paolo Paroni, Joshard Daus, Erwin Ortner e Johannes Prinz, entre outros. Helena Sorokina cantou em produções operáticas da Stadttheater Leoben, Theater im Palais Graz, MUMUTH Graz e Oper in der Krypta. Em Lied e Chanson, Helena Sorokina apresentou-se em festivais como Festival de Música Antiga e Dança de Riga 2015 (Letónia), Himmelrausch 2016 (Linz, Áustria) e 2.º Festival de Operetta 2017 (Ikskile, Letónia). Especializou-se em canção alemã e francesa, particularmente em Zarah Leander, Edith Piaf e Marlene Dietrich, que interpreta com o pianista Karlheinz Donauer, assim como com vários músicos e bandas de jazz. O seu ouvido absoluto ajuda-a na interpretação de música contemporânea, que se tornou uma das suas maiores paixões. No festival Steirischer Herbst (Graz), interpretou Asteroid 62, ópera de Kourliandski (2013) e Paradise, de Hiendl (2016). Helena Sorokina integra o agrupamento Cantando Admont, desde agosto de 2017.

Matias Bocchio
O argentino Matias Bocchio nasceu em La Pampa, em 1984. Após os estudos de composição, na Universidade Nacional de Córdoba, completou o mestrado em canto com o Prof. Frank Worner, na Universidade de Música de Estugarda. Matias Bocchio fez a sua estreia operística a solo na ópera W - The Truth Beyond, de Fredrik Sixten. Cantou outros papéis principais no Teatro Nordhausen, em Bonnie and Clyde, de Christian Diemer, e na National Oper Kiev, em Panne, Sale, Sabbia, de Carmine Cella. Graças ao seu amplo e variado repertório, que se estende desde o Renascimento até aos dias de hoje, tem diversos compromissos como solista de concerto, tanto para o repertório clássico, de música sacra, como para obras contemporâneas. Atualmente, Matias Bocchio também pode ser ouvido em diversos conjuntos vocais e corais. Tem trabalhado com o Gachinger Kantorei, da International Bach Academy Stuttgart, o ChorWerk Ruhr, o Vokalensemble Schola Heidelberg, o Forum Neue Vokalmusik e o Stuttgart Opera Choir, sob a direção de maestros como Helmut Rilling, Hans Cristoph Rademann, Howard Arman, Walter Nussbaum e Johannes Knecht.



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