quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Arte feita com lixo do Pico é premiada


Apaixonado pelo Pico, o ilustrador Vasco Mourão decidiu em 2018 fazer do desperdício que encontrava junto à costa da ilha montanha uma autêntica obra de arte, dando assim origem ao projeto "Face Plastic" [que é como quem diz “encara o plástico”], o qual foi recentemente premiado no âmbito da Academia Electrão.

As esculturas criadas por Vasco foram um escape à monotonia e uma maneira de fazer a diferença, isto porque, segundo o artista, de cada vez que encontra uma coisa que o chateie mais de três vezes, tem de “fazer alguma coisa com ela”. Este desconforto aumentou pela proximidade do ilustrador à natureza, pois segundo o autor “ver um saco de plástico agarrado a uma rocha custa mais do que vê-lo nas ruas”.

Assim, solas de sapatos, garrafas de iogurte, tampas de garrafa, colheres, pratos, sacos de plástico, restos de fogo-de-artíficio e espuma de isolamento foram alguns dos resíduos de plástico encontrados na costa que se transformaram em mais de 50 rostos artísticos.

Porém, o projeto não se ficou apenas pela "diversão" inicial, tornando-se em exposições que estiveram patentes no Terminal Marítimo da Madalena, na Escola Internacional do Porto (CLIP) e no Espacio 88, em Barcelona, bem como as esculturas foram vendidas para todo o mundo [a um preço médio de 70 €], com metade dos lucros das vendas doados à organização 'The Ocean Cleanup' — para Vasco, esta doação foi “um ‘grãozinho de areia’ para fazer um pouco mais do que só dizer que o plástico é uma porcaria e que não o devemos usar”.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!