quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Festival Internacional dos Açores com concerto na ilha do Pico


O 16.º Festival Internacional dos Açores — que neste ano de 2021 tem lugar na ilha do Faial por estar "mais afastada das grandes realizações artísticas e musicais que ocorrem nos Açores" — leva à ilha montanha um dos respetivos 20 concertos e atividades de promoção e preservação do património cultural e natural da Região.

Em particular, o Museu do Vinho (na Madalena) recebe, a 12 de setembro (domingo), pelas 15h30, um recital de violoncelo a solo com Pavel Gomziakov, seguido de provas de vinhos — a entrada para o evento é gratuita, mas necessita de reserva através do seguinte e-mail: festivalazores@gmail.com [existe ainda um programa especial para todos aqueles que quiserem se deslocar da ilha azul para o Pico — link associado].

O músico Pavel Gomziakov, nascido na região dos Urais, Rússia, iniciou os estudos de violoncelo aos nove anos de idade e aos catorze foi viver para Moscovo, onde ingressou na Escola de Gnessin e no Conservatório de Moscovo. Em 2000 foi admitido na Escola Superior de Música Reina Sofia, em Madrid, e terminou o seu período de aperfeiçoamento no Conservatório Nacional de Paris. Premiado em vários concursos internacionais, já atuou em várias salas de concerto em todo o mundo, como solista ou integrado em agrupamentos.

Nota ainda para outra menção à ilha montanha neste festival: no mesmo dia 12 de setembro, pelas 19h30, no Teatro Faialense, haverá um recital de piano com João Elias Soares, cuja nota prévia aqui se reproduz:
Antecipando as celebrações dos 150 anos de Scriabin, que preencherão o ano de 2022, este recital será dedicado à música Russa. Dadas as ligações históricas dos vinhos do Pico com a corte dos Czares, no final do recital será feita uma prova de vinhos da região.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!