terça-feira, 10 de agosto de 2021

Pico afirma-se como referência nacional do gado charolês


Foi recentemente inaugurada a sede da Associação de Criadores de Charolês de Portugal, a qual fica localizada na ilha do Pico, mais precisamente no edifício Matos Souto (freguesia da Piedade, concelho das Lajes do Pico).

Miguel Silvestre, presidente desta Associação, disse que a implementação da sede nesta ilha deve-se ao fato do Pico ser a ilha com mais impacto desta raça de carne e ser a ilha onde foi feito um maior trabalho de melhoramento genético.

António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, que esteve presente na inauguração, vê com agrado a vinda desta associação para os Açores, uma vez que vai ser fundamental para a elaboração de políticas de futuro e deu como exemplo o próximo quadro comunitário de apoio, a definição do POSEI, ou na área da formação.

O governante relembrou ainda que, ao nível da raça charolês, “os primeiros animais chegaram à ilha do Pico há 41 anos, eram dez fêmeas e dois machos; desde então fazem parte da estrutura produtiva no Pico e, nos Açores, fazem parte já do nosso património genético”.

A raça charolês é uma das principais raças na produção de carne nos Açores, atividade esta onde a ilha montanha se destaca a nível regional.

[Fonte: Rádio Pico; RTP-Açores]

Haja saúde!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!