segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Projeto de construção de subestação 30/15 kV de São Roque do Pico


Encontra-se em consulta pública o Estudo de Impacte Ambiental ao projeto "Construção de Subestação 30/15 de São Roque do Pico", cuja breve descrição do projeto se segue:
Dada a impossibilidade de se ampliar os atuais quadros de MT (30 e 15 kV) da atual subestação, os quais partilham os mesmos espaços e barramentos dos quadros da Central Termoelétrica do Pico, prevê-se a construção de um edifício de raiz, cuja implantação foi definida com base na morfologia do terreno, aproveitando-se a diferença de cotas existente entre o terreno natural e a sua envolvente a poente, garantindo-se a sua interligação com os edifícios da Central. No edifício da atual subestação permanecerão os quadros associados à produção, ou seja não haverá lugar a demolição do edifício já existente.
Fazem parte do presente projeto o edifício da Subestação propriamente dito, bem como um parque exterior de transformadores, que se interligará com o edifício da subestação por meio de infraestruturas adequadas à passagem dos cabos elétricos.
O parque de transformadores existente será mantido.
O edifício será constituído por dois pisos – piso -1 e piso 0 com as dimensões em planta de 24,61m x 17,02 m, perfazendo uma área de implantação de 418,86 m² e brutas de construção de 328,33 m² e 418,86 m², respetivamente para o pisos -1 e piso 0, com ligação entre os pisos a partir de uma escada interior.
No parque exterior serão instalados dois (2) transformadores de potência. O parque possuirá um pavimento acabado a bagacinas de escórias vulcânicas e será vedado com rede metálica na cor verde escuro, fixa em murete de betão armado com a altura de 0,30 m.
Além destas valências está também previsto uma área de estacionamento.
Os efluentes produzidos na instalação sanitária são recolhidos através dos ramais de descarga privativos dos aparelhos que os conduzem para uma caixa de visita, e posteriormente para a fossa séptica e o poço absorvente existentes.

Os documentos associados a este procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental, bem como o formulário de participação, podem ser acedidos através do seguinte link:

Estudo de Impacte Ambiental do projeto de construção de subestação 30/15 kV de São Roque do Pico

Esta proposta estará em consulta pública até 2 de setembro de 2021 (inclusive).

Haja saúde!

Post scriptum: Despacho final da Declaração de Impacte Ambiental.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!