terça-feira, 18 de maio de 2021

Vinhos do Pico premiados em concurso nacional


A primeira edição do Concurso Cidades do Vinho, onde concorreram 550 vinhos, ficou marcada pela conquista de quatro medalhas para vinhos do Pico.

O 'Licoroso 10 Anos', da CVIP [Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico], obteve 92,00 pontos, tendo sido por isso distinguido com a Grande Medalha de Ouro na categoria "Vinhos Licorosos".

O 'Projetos Vinho Espumante', também da CVIP, obteve 89,33 pontos, o que lhe valeu a Medalha de Ouro na categoria "Vinhos Espumantes".

O vinho 'A Cerca dos Frades-Colheita Selecionada Terrantez do Pico (2019)', da Tito’s Adega, obteve 89,00 pontos, tendo sido por isso distinguido com a Medalha de Ouro na categoria "Vinhos Tranquilos".

O 'Czar (2013) ', do produtor Fortunato Garcia, obteve 87,67 pontos, o que lhe valeu a Medalha de Prata na categoria "Vinhos Licorosos".

Organizado conjuntamente pela AMPV [Associação de Municípios Portugueses do Vinho] e pela Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, o Concurso Vinhos de Portugal surgiu com o objetivo de promover conjuntamente os vinhos e os territórios, valorizando a autenticidade e a diferenciação.

Ao assegurar estas quatro medalhas, os quatro vinhos produzidos no Pico garantiram presença no Concurso Europeu que irá decorrer durante este mês de maio, em Itália, promovido pela associação italiana Città del Vino.

Por fim, e fazendo notar que somente 160 vinhos foram premiados, este concurso mostra como não só o que se faz e produz na ilha montanha é de excelência, mas também como a qualidade superior dos vinhos do Pico já representa 2,5% da elite nacional.

Haja saúde!


2 comentários:

  1. Sou grande apreciador deste blog. Obrigado por trazerem a ilha montanha aso coração dos que estão longe (Carcavelos), que gostam tanto do Pico e das suas gentes tão generosas. MUITO OBRIGADO!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pelas suas palavras!
    Haja saúde!

    ResponderEliminar

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!