sábado, 7 de dezembro de 2019

Doentes do Pico já fazem hemodiálise na sua ilha


A Unidade de Hemodiálise de Cuidados Aligeirados do Hospital da Horta, instalada no Centro de Saúde da Madalena, no Pico, recebeu ontem [sexta-feira, 6 de dezembro de 2019] os primeiros cinco doentes.

Este equipamento, fruto de um investimento de 165 mil euros, vem trazer significativos benefícios aos doentes hemodialisados do Pico, em termos de conforto, segurança e qualidade de cuidados de saúde, que deixam de necessitar de se deslocar ao Faial para realizar os seus tratamentos.

Vão beneficiar deste investimento nove utentes, bem como a população flutuante da ilha do Pico, por via do turismo.

A Unidade de Hemodiálise de Cuidados Aligeirados é uma extensão do Serviço de Hemodiálise do Hospital da Horta, contando com cinco postos de tratamento, um gabinete médico e instalações técnicas.

Até agora, existiam unidades de hemodiálise apenas nos três hospitais do arquipélago, designadamente no Hospital da Horta, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo.

[Fonte: GaCS | Reportagem Antena 1 Açores em anexo | Mais sobre a inauguração deste unidade de hemodiálise | Reportagem RTP-Açores em anexo]

Haja saúde!

Post scriptum: O nome oficial deste serviço de saúde foi alterado para "Unidade de Hemodiálise da Unidade de Saúde da Ilha do Pico".




Sem comentários:

Publicar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!