sábado, 31 de agosto de 2019

Cordas 2019 — Festival de Músicas do Mundo


De 11 a 15 de setembro de 2019, a ilha do Pico recebe recebe músicos e instrumentos de corda dos quarto cantos do planeta no âmbito da quarta edição do festival "Cordas".

O pai da Bossa Nova, João Gilberto, deixou este mundo há um mês. O realizador suíço George Gachot trabalhou por vários anos para executar "Onde Está Você, João Gilberto?". O filme estreia nos Açores na programação do Festival Cordas, que além de um cartaz recheado de músicos e instrumentos de corda, apresenta um programa educativo à volta da arte dos cordofones.

Os concertos acontecem no Auditório da Madalena de 11 a 14 de setembro, pelas 21h30, e o encerramento, que convida todos os tocadores de instrumentos de corda da ilha, que desejem participar a juntarem-se, no domingo, 15 de setembro, pelas 18h na MiratecArts Galeria Costa.

Visitas às escolas, recitais ao meio-dia no Museu do Vinho, programas acústicos ao final da tarde na Gruta das Torres, improvisação na Lagoa do Capitão, uma exposição na Atlântico Teahouse e programas surpresa em vários locais, incluindo na MiratecArts Galeria Costa, preenchem o concelho da Madalena do Pico com música durante os 5 dias do festival de músicas do mundo.

Rafael Carvalho, o violeiro micaelense "guardião da viola dos dois corações", como foi chamado pelo Diário de Notícias, deu um saltinho à ilha do Pico para ajudar a lançar os planos e o cartaz da quarta edição do festival. "O Festival Cordas promove o encontro da Viola da Terra com instrumentos de várias partes do mundo, internacionalizando-a, sem ´sair da Ilha´," diz Rafael Carvalho, depois de partilhar sua música no cenário natural do Santuário dos Dragoeiros no Museu do Vinho, local favorito para concertos, incluindo Música no Museu durante o Festival Cordas.

Aqui fica o programa do "Cordas 2019", sendo que mais informações podem ser obtidas através do seguinte link: www.festivalcordas.com

Haja saúde!

Quarta 11 SET:
18h00 - Abertura da Exposição, Atlântico Teahouse: Fátima Madruga - Violas e Portugal intemporal
21h30 - Concerto de Abertura, Auditório da Madalena: Açores Canta & Remígio Pereira

Quinta 12 SET:
10h00 - Apresentação Escolar
12h30 - Museu do Vinho: Pieter Adriaans
18h00 - Gruta das Torres: Afonso Villasanti
21h30 - Auditório da Madalena: FILME "Onde está você, João Gilberto?"

Sexta 13 SET:
10h00 - Apresentação Escolar
12h30 - Museu do Vinho: Sonny Santos
18h00 - Gruta das Torres: Victor Castro
21h30 - Auditório da Madalena: Braima Galissá & Michel William
00h00 - Cella Bar, Midnight Sessions

Sábado 14 SET:
11h00 - Lagoa do Capitão
14h30 - Hora de Chá / Tea Talk, Atlântico Teahouse com Ricardo Melo
17h30 - Gare da Madalena "surpresa"
21h30 - Auditório da Madalena: Ricardo Melo com Ana Medeiros & Andrew Cronshaw
00h00 - Cella Bar, Midnight Sessions

Domingo 15 SET:
14h30 - Masterclass com Victor Castro
16h00 - Música no Lar
18h00 - Inauguração da obra de arte de Andreia Sousa (Estrada Regional, Biscoitos - Candelária)
19h00 - Encerramento na MiratecArts Galeria Costa: tod@s bem vind@s com seu instrumento de cordas... o evento termina com desgarrada e chamarrita e a Festa da Nêveda.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!