quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Fumarolas do Piquinho do Pico


Fumarola é uma abertura na superfície da crosta da Terra, em geral situada nas proximidades de um vulcão, e que emite vapor de água e outros gases. As fumaloras são, assim, um dos vários tipos de vulcanismo secundário.

Apesar de as fumarolas serem muito conhecidas por outras paragens açorianas, elas também ocorrem na ilha montanha. Mais precisamente, no topo da montanha do Pico (Piquinho) existe uma área de desgaseificação permanente caracterizada pela emissão de vapor de água a uma temperatura que se situa entre os 50 e os 75°C. Este fenómeno dá origem à formação de uma coluna de vapor que, por vezes, em determinadas condições meteorológicas e em especial às primeiras horas da manhã, se torna particularmente intensa, sendo bem visível a partir de vários pontos do Pico, assim como da ilha Faial.

Estando o Vulcão do Pico em constante monitorização por diversas redes de observação do CIVISA, as fumarolas do Piquinho não devem ser vistas como sinal de perigo, mas sim como um belo fenómeno de vulcanismo secundário, o mais alto de Portugal, que vale a pena apreciar, tal como as imagens em anexo comprovam.

Haja saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!