quarta-feira, 12 de junho de 2019

1.º Aniversário do Clube Desportivo de Tiro do Triângulo


O Clube Desportivo de Tiro do Triângulo (CDTT) faz esta quarta-feira, dia 12 de junho de 2019, um ano de existência. Com sede em São Roque do Pico, o CDTT tem como objetivo permitir a prática saudável do tiro desportivo nas suas inúmeras vertentes. Ao longo deste último ano, vários foram os feitos alcançados pelo CDTT, os quais estão devidamente assinalados na mensagem de aniversário do presidente do CDTT que a seguir se apresenta, juntamente com algumas fotografias.

Parabéns ao CDTT!

Haja saúde!


Mensagem do presidente do CDTT alusiva ao 1.º aniversário deste clube:

É do conhecimento geral que a cada ano que passa, a pressão das organizações ambientalistas é cada vez maior, refletindo-se na consciência das populações e consequentemente nos caçadores, acabando na última instância em alterações sucessivas da lei da caça e das armas.

Paralelamente, surge a necessidade de se criarem alternativas sustentáveis, que sirvam os interesses daqueles que nutrem o gosto pela caça e pelo tiro em geral, transformando a atividade venatória num desporto sem consequências para o ambiente e animais.

O CDTT aparece num misto deste contexto, por um lado procurando atrair pessoas que não pretendem atirar sobre animais, por outro, como forma de construir personalidades, onde o tiro é puramente um desporto, que exige concentração, disciplina, ética e muitas outras virtudes, que tendem a ficar esquecidos na nossa moderna sociedade, que, num contínuo crescimento, deixa para trás valores que nunca deveriam perder-se.

As armas, no contexto desportivo, só podem ser vistas como um artigo desportivo e nada mais. Os atletas do tiro, em primeiro lugar, tem formação sobre a correta utilização das armas e a segurança está acima de tudo. Isto demonstra-se pelo número de acidentes neste desporto no ano transato, que foi de zero acidentes em todo o país, repetindo o número dos últimos anos, que também foi zero.

Cozinhado durante muitos meses na mente e nas conversas de um grupo de amigos, nasce finalmente, no dia 12 de junho de 2018, o CDTT, com o propósito de possibilitar a todos os adeptos da modalidade do tiro desportivo das ilhas do triângulo do Grupo Central dos Açores, a prática do tiro, acessibilidade na obtenção das licenças e comodidade na sua manutenção.

De início, foi necessário um enorme esforço dos principais envolvidos, tiveram que ser criadas as bases para o clube crescer e impedir quaisquer tentativas que minassem o projeto com intrujices e atos indignos de retaguarda que de outra forma iriam matar à nascença esta iniciativa. Prevalecendo a determinação, conseguiu-se angariar os apoios necessários, entre eles, nomeadamente, da Igreja Paroquial de São Roque do Pico, que aproveito para deixar aqui uma palavra de grande apreço ao Sr. Padre Júlio Rocha, que sem o seu apoio o clube não seria o que é hoje.

Ultrapassadas as primeiras barreiras, foi pôr as mãos à obra e, daí em frente, foi sempre com o acelerador ao fundo; em quinze dias ficaram disponíveis a carreira de tiro de 10 m para pistola e carabina olímpicos, junto com bancadas de tiro e alvos para BR25 (Bench Rest 25 m). Em agosto realizaram-se as primeiras provas oficiais no Pico em BR25, com a participação de atletas de várias ilhas e com a presença do Sr. Delmar Godinho, Presidente do Clube Desportivo de Tiro da Ilha Terceira, na qualidade de Juiz Árbitro. Também em agosto formaram-se em Ponta Delgada dois Juiz Árbitro nas disciplinas de ISSF (International Sport Shooting Federation). Dois meses mais tarde, em outubro, o CDTT é aceite como membro ativo da Federação Portuguesa de Tiro. Em novembro formaram-se em Lisboa dois Juiz Árbitro em BR25. Janeiro de 2019 — o CDTT é aceite como membro efetivo da Associação Açoreana de Tiro de Precisão e a Federação Portuguesa de Tiro atribui a Certificação à carreira de tiro de 10 m. Um mês mais tarde, em fevereiro, são realizados no Pico os primeiros exames para acesso às Licenças Federativas. Ainda em fevereiro realizam-se as primeiras competições oficiais a nível clube, a contar para o ranking da federação. Maio foi quando se realizou a primeira prova na Ilha do Pico do Campeonato Distrital de BR25, apurando-se três atletas para participar na prova regional a realizar na Ilha Terceira no dia 23 de junho.

Quase a finalizar e, como se diz “a cereja no topo do bolo”, quero referir o acordo que o CDTT atingiu recentemente com o Clube Desportivo de Tiro Caça e Pesca da Ilha do Pico, para a futura construção de uma carreira de tiro de 25 e 50 metros no terreno daquele clube em Santa Luzia. A construção desta infraestrutura irá permitir a prática de perto de 80% das modalidades de tiro existentes, bem como satisfazer uma antiga aspiração de muitos adeptos do tiro de precisão, que sempre ansiaram por algo deste tipo na nossa ilha. Convém salientar que uma vez existindo esta carreira de tiro, será possível organizar provas com alguma dimensão, permitindo trazer atletas e equipas à nossa ilha em períodos de menor movimento turístico, dinamizando também este sector de atividade.

Entre os futuros projetos, o clube considera aderir à Federação de Tiro com Arco, vindo deste modo ao encontro de algumas solicitações que nos foram feitas. O tiro com arco é uma modalidade muito apreciada e com bastantes praticantes a nível nacional. Além deste, o clube conta em breve iniciar a modalidade do Field Target, modalidade esta em franca expansão mundialmente, devido carácter “hobbyist” e ao grande avanço tecnológico que se tem verificado nas modernas espingardas de ar comprimido e respetivos acessórios.

Para terminar, a Direção do Clube deseja agradecer a todos os seus sócios o interesse e ajuda efetiva, ao Dr. Ivo Sousa pela colaboração no seu blog, ao Jornal do Pico pelo interesse em promover as nossas iniciativas, à Câmara Municipal de São Roque pela disponibilidade e ajuda demonstrada e, finalmente, a todos os que seguem a nossa atividade e anseiam pelo nosso sucesso.


Ao clube e aos sócios, muitos parabéns, a todos, um grande obrigado.

Paulo Mariante

(clicar nas fotos para aumentar a resolução)



















Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!