sábado, 30 de março de 2019

O outro 'São Roque do Pico' (que fica no Brasil)


Por esse mundo fora, existem inúmeros lugares batizados em homenagem a São Roque — santo da Igreja Católica Romana, protetor contra a peste e padroeiro dos inválidos e cirurgiões; é também considerado por algumas comunidades católicas como protetor do gado contra doenças contagiosas.

A título de exemplo, existe São Roque do Faial, freguesia que fica na ilha da Madeira, bem como São Roque do Pico, freguesia, vila e sede do concelho homónimo que fica na ilha montanha, nos Açores. Relativamente a este último, muitos poderiam pensar que não existia outro lugar na Terra de seu nome 'São Roque do Pico'... Pois bem, afinal havia outro!

Conhecido como 'Bairro São Roque do Pico' ou 'Vila Rural São Roque do Pico', este lugar (homónimo da vila açoriana) fica no município brasileiro de Ibaiti, do estado do Paraná. A origem do seu nome não está clara, mas provavelmente deve-se a uma homenagem a São Roque conjugada com o facto de esta localidade brasileira se situar junto ao Pico Agudo — uma elevação com cerca de 960 m de altitude e que é muito usada na prática de voo livre.

Assim, o 'São Roque do Pico' açoriano fica agora a saber que tem, a uma distância de mais de 7.000 km, um irmãozinho brasileiro, sendo que, para além do nome, ambas as localidades partilham uma deslumbrante paisagem verdejante.

Haja saúde!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!