sexta-feira, 8 de março de 2019

A Loucura de Rosa A.


O Museu do Pico apresenta hoje, dia 8 de março, o filme "A Loucura de Rosa A.", de Guilherme (Bill) Moniz, um picoense a residir no Canadá, que se tem destacado ao longo da vida na produção da ficção histórica em torno da cultura açoriana e da diáspora.

A "Loucura de Rosa A.", gravado na ilha do Pico e com atores locais, debruça-se sobre o imaginário cultural da ilha, nos finais do séc. XIX, princípios do séc. XX, centrando-se no papel e na condição da mulher nas sociedades rurais açorianas. A personagem Rosa, nas palavras do realizador, "era uma mulher simples e complexa, frágil e resistente, terna e intocável. Tinha pensamentos que só ela os sabia, segredos que só ela alimentava, e por isso lhe chamavam louca."

Para além da exibição do filme, haverá ainda uma comunicação a cargo do Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Ilha do Pico, de acordo com a temática.

Este evento, que surge no âmbito da Estratégia de Combate à Pobreza e Exclusão Social, pretende, deste modo, assinalar o Dia Internacional da Mulher.

A sessão será pelas 21:00h, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.

Haja saúde!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!