segunda-feira, 11 de março de 2019

Escolas do Pico distinguidas com selo 'Escola Amiga da Criança' 2017/2018


Foram duas as escolas da ilha montanha que viram os seus projetos distinguidos com o selo 'Escola Amiga da Criança', na primeira edição desta iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá.

Mais concretamente, as escolas distinguidas foram (detalhes dos projetos em anexo):
  • EB/S de São Roque do Pico, na categoria de alimentação, higiene e ambiente, com o projeto 'Pasteleiros Criativos';
  • EB 12/JI da Ponta da Ilha, na categoria envolvimento da família e comunidade educativa, com o projeto 'Feira de Natal'.

Esta iniciativa visa distinguir “escolas que concebem e concretizem ideias para um desenvolvimento mais feliz da criança no ambiente escolar”. Nos Açores, outras 7 escolas foram também distinguidas com este galardão.

Até ao próximo dia 5 de abril de 2019, direções, professores, pais e alunos de escolas podem candidatar-se à segunda edição desta iniciativa que reconhece, partilha e estimula projetos educativos nas seguintes categorias: alimentação, saúde e ambiente; cidadania, e/ou inclusão; digital; envolvimento família/comunidade; espaços escolares; segurança; e atividades extracurriculares e/ou interdisciplinares.

As candidaturas podem ser submetidas online através do seguinte site:
www.leyaeducacao.com/escolaamigadacrianca/

Refira-se que o vencedor do projeto ganha cinco mil euros em livros LeYa e o projeto distinguido em cada categoria ganha 500 euros também em livros LeYa para as bibliotecas das escolas e ainda a distinção/selo para todas as escolas cujos projetos se distingam.

Haja saúde!

Projetos distinguidos com selo 'Escola Amiga da Criança' 2017/2018 na ilha do Pico:

  • Pasteleiros criativos > EB/S de São Roque do Pico
Iniciativa que prevê a participação dos alunos numa oficina de pastelaria/culinária. Aí são confecio- nadas bolachas que são vendidas a toda a comunidade escolar; com os valores das vendas são ad- quiridos alimentos destinados a refeições ligeiras feitas na oficina. Esta iniciativa visa proporcionar aprendizagens em contexto real, com vista ao desenvolvimento pessoal e social dos alunos.

  • Feira de Natal > EB 1,2/JI da Ponta da Ilha
Organização de uma Feira de Natal, envolvendo família e comunidade, sob o lema da sensibilização para a reutilização de materiais. Nesta Feira vendem-se trabalhos elaborados por alunos e por pais, revertendo o lucro para a aquisição de recursos escolares (por exemplo, estantes para a biblioteca).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!