sábado, 19 de janeiro de 2019

Novo Terminal Marítimo de Passageiros vai ficar no Cais do Pico


A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas, em reunião ontem [18 de janeiro de 2019] com o executivo camarário de São Roque do Pico, informou que está tomada uma importante decisão: o novo Terminal Marítimo de Passageiros vai ficar na baía do Cais do Pico.

A solução encontrada — aumento do molhe de proteção / cais atual, possibilitando a operação em simultâneo da atividade de passageiros e de carga num cais acostável na ordem dos 300 m — permite uma rentabilização das infraestruturas portuárias atuais, para além de uma localização privilegiada no coração da vila de São Roque do Pico.

Adicionalmente, ficou-se a conhecer que a gare marítima avança para obras de imediato, com o concurso a ser lançado já este ano, prevendo-se que o projeto de aumento do principal porto comercial da ilha montanha possa ficar pronto também em 2019. A estimativa inicial de investimento global é de 30 milhões de euros.

Ana Cunha acrescentou ainda que foram dadas instruções à Portos dos Açores para que fizesse um estudo de ordenamento da baía do Cais do Pico e das suas potencialidades, entre elas a possibilidade de ser criado um núcleo de recreio náutico.

Está assim dado um pequeno mas importantíssimo passo na concretização de um compromisso com São Roque do Pico e com a ilha montanha, o qual também é benéfico para o "Triângulo", em particular, e para os Açores, em geral.

[Fontes: Rádio Pico | Jornal do Pico | RTP Açores | GaCS]

Haja saúde!

Palavras da Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas:




Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!