quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Documentário "Les hommes de la baleine" ("Os homens da baleia")


Em 1956, Mario Ruspoli realizou uma curta-metragem sobre a caça à baleia ao largo das ilhas do Pico e do Faial. Intitulado "Les hommes de la baleine" ("Os homens da baleia"), este documentário de extraordinário valor pode ser visualizado em anexo, onde se pode observar alguns dos momentos desta extinta atividade que moldou para sempre a história dos Açores, em geral, e da ilha do Pico, em particular.

Descrita na curta como "uma tourada do mar", a caça à baleia, que apesar de parecer um desporto, não era uma festa, mas sim uma forma de sustento e de evitar a miséria de muitas famílias.

Destaque ainda para uma particularidade deste documentário: a partir do minuto 8:15 é possível recordar alguma da dinâmica do Cais do Pico, nomeadamente no atual "Cais Velho", aquando da partida dos respetivos baleeiros para caçarem durante a "Campanha de Verão".

Hoje em dia, a memória baleeira está perpetuada na ilha montanha através do Museu da Indústria Baleeira e do Museu dos Baleeiros, os quais merecem, sem dúvida, uma visita. Para todos aqueles que (ainda) não puderam visitá-los presencialmente, uma alternativa é efetuar uma visita virtual através deste link.

Haja saúde!

Post scriptum: Graças a uma pesquisa efetuada por Luís Ferreira, a quem agradeço, aqui fica um link para a banda sonora deste documentário, a qual resultou também no lançamento de dois discos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Para evitar perder a ideia do comentário, sugere-se que escreva primeiro o mesmo num editor de texto e depois copie para aqui; assim, se ocorrer algum erro (por vezes não funciona à primeira), tem sempre cópia do seu texto.

Muito obrigado por comentar neste blog! Haja saúde!